CAE pode aprovar hoje US$ 750 milhões para programa na Amazônia
Relator é favorável a pedido do governo federal para crédito bilionário a programa ambiental

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 05/08/2025 às 09:04 | Atualizado em: 05/08/2025 às 09:04
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar neste 5 de agosto a autorização para um empréstimo de até US$ 750 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com destino ao programa Pro-Amazônia, voltado a pequenos negócios da região.
Relator da proposta, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) defende a liberação dos recursos como resposta às desigualdades regionais, segundo ele.
A iniciativa, enviada pelo governo federal ao Senado, deve beneficiar micro, pequenas e médias empresas por meio de linhas de crédito operadas pelo BNDES, com foco na geração de emprego, inclusão produtiva e mitigação de impactos ambientais.
Leia mais
Como EUA ampliam intervenção na Amazônia com dinheiro e ongs
Viés ambiental e político
O Pro-Amazônia surge ainda como uma tentativa do governo federal de reposicionar o Brasil frente às críticas internacionais sobre a política ambiental e ao avanço de organizações estrangeiras no território amazônico.
Com isso, o governo Lula da Silva aposta na presença institucional via crédito e desenvolvimento sustentável como contrapeso a interferências externas.
A expectativa é que o parecer seja aprovado hoje na CAE e que o texto avance para votação em plenário ainda neste mês.
Foto: Divulgação/Secom