Lula manda mapear riqueza de minerais cobiçados por Trump

Conforme o presidente, apenas 30% do território brasileiro tem diagnóstico das terras raras e outros minerais críticos

Publicado em: 01/08/2025 às 13:40 | Atualizado em: 01/08/2025 às 13:40

O presidente Lula anunciou nesta segunda-feira (28 de julho), a criação de uma comissão especial para levantar detalhes sobre as riquezas minerais presentes no solo brasileiro, com ênfase nos chamados “minerais críticos”.

A medida surge dias após o encontro do representante dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, com os membros do setor de mineração em Brasília. Escobar manifestou que o governo dos EUA quer fazer parcerias com o Brasil, principalmente em minerais importantes como nióbio, grafite, terras raras, lítio e cobalto.

Lula reagiu ao interesse estadunidense defendendo a soberania nacional sobre os recursos naturais.

“Ora, se eu nem conheço esse mineral, ele já é crítico, eu vou pegar para mim. Por que vou deixar para outro pegar?”.

Segundo Lula, apenas 30% do território nacional foi devidamente mapeado em termos de potencial mineral. A comissão terá a missão de atualizar esse diagnóstico e definir diretrizes para o aproveitamento dos recursos.

Leia Mais

Amazonas tem minerais pelos quais Trump chantageia o Brasil

Terras raras: Brasil tem segunda maior reserva do mundo, cobiçada pelos EUA

O presidente também sinalizou que o governo planeja implementar normas mais severas para a atuação das empresas no setor. Assim, quando uma empresa descobrir minérios, não poderá vendê-los sem antes consultar o governo, e muito menos poderá comercializar a área.

O Brasil possui diversas reservas de minerais significativos, como nióbio e grafite; no entanto, ainda não há uma legislação definida para a exploração desses recursos, um tema que vem sendo debatido há mais de dez anos.

Saiba mais na Carta Capital.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil