ZFM manda missão à China e ao Japão atrás de investidores
A Suframa comanda missão com representantes da Sedecti e Basa

Publicado em: 22/07/2025 às 16:24 | Atualizado em: 22/07/2025 às 16:24
Representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Sedecti) e do Banco da Amazônia (Basa) embarcam nesta terça-feira (22) para uma missão internacional com destino a Xangai, na China, e Tóquio, no Japão.
A agenda segue até 3 de agosto e tem como foco a atração de investimentos industriais para a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Em Xangai, a comitiva participa de uma rodada de negócios com empresas dos setores de equipamentos elétricos, máquinas agrícolas e pneus, apresentando os incentivos fiscais e logísticos oferecidos pelo modelo ZFM.
Já em Tóquio, o foco será a construção de parcerias em bioeconomia, com visitas a centros de pesquisa e inovação voltados à industrialização sustentável.
A Suframa será representada pelo administrador Adamilton Mourão, da coordenação-geral de comércio exterior e assuntos internacionais. A ação integra o Plano de Prospecção de Novos Negócios, voltado à diversificação da base industrial da ZFM.
“A presença da Suframa integra um esforço institucional para posicionar a Zona Franca de Manaus como um hub estratégico para empresas asiáticas que queiram produzir com vantagens fiscais no Brasil e acessar mercados da América Latina e do mundo com competitividade e sustentabilidade”, afirmou Mourão.
A missão conta ainda com a participação da Sedecti e do Basa, reforçando a articulação entre governo federal, estadual e setor financeiro na promoção do desenvolvimento industrial da região.
“Essa iniciativa faz parte da estratégia de internacionalização da ZFM, com foco na atração de empresas comprometidas com a industrialização sustentável e a valorização da biodiversidade amazônica”, disse o superintendente da ZFM, Bosco Saraiva.
Foto: Reprodução/Redes Sociais