Estruturação do MP-AM em Eirunepé e Itamarati pauta encontro em Manaus

PGJ Leda Mara Albuquerque recebeu prefeitos no início da tarde desta segunda (21/07), em Manaus

Estruturação do MP-AM em Eirunepé e Itamarati pauta encontro em Manaus

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 21/07/2025 às 15:36 | Atualizado em: 21/07/2025 às 15:36

A estruturação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) nos municípios de Eirunepé e Itamarati pautou um encontro entre a procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, e os chefes do Executivo das cidades. A reunião ocorreu em Manaus, na sede do Ministério Público.

De acordo com a PGJ, a conversa, apesar de inicial, foi positiva e deixou pontos bem encaminhados.

“O escopo dessa reunião foi o encontro de alternativas para que nós possamos estruturar o Ministério Público nas duas comarcas. Nós temos uma situação em Itamarati, que é o aprimoramento da estrutura, do espaço físico que temos hoje. Já em Eirunepé, é a busca por um terreno ainda para a estruturação da nossa sede”, informou a procuradora-geral.

Para a prefeita de Eirunepé, Professora Áurea (MDB), a reunião na sede do MPAM foi importantíssima para a cidade e sua população.

“É um momento especial, como gestora de um município pequeno, na Calha do Juruá, muito distante da capital e com uma logística bastante difícil. Nós garantimos, com a dra. Leda, o início de uma parceria com o município disponibilizando um terreno para a construção da sede da promotoria local. Isso vai agregar mais segurança, permitindo que a Justiça seja ainda mais atuante no município e que a população se sinta mais segura”, comentou.

Na mesma linha de pensamento, o prefeito de Itamarati, João Campelo (MDB), exaltou os benefícios à população da cidade.

“A presença do Ministério Público no interior do Estado faz bem para as pessoas; a população é quem ganha. Além disso, a orientação do Ministério Público é essencial para que possamos fazer um governo mais justo, cumprindo as leis brasileiras e fazendo o povo entender que existem regras para gerenciar o dinheiro público”, finalizou o gestor.

A reunião contou ainda com a presença do subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, André Virgílio Belota Seffair; do diretor-geral do MPAM, Marlon André Mendes Bernardo; e do engenheiro do MP, Paulo Augusto de Oliveira Lopes.

Leia mais

Crime organizado é foco de encontro interinstitucional no MP-AM


Foto: Ulisses Farias/divulgação