De 29 testemunhas dos golpistas de Bolsonaro, apenas 5 aparecem

STF começou a ouvir testemunhas dos núcleos da trama golpista, mas maioria não compareceu às audiências deste 16 de julho..

25 de março, Brasil mostra a Bolsonaro a força da democracia

Publicado em: 16/07/2025 às 15:11 | Atualizado em: 16/07/2025 às 15:12

Com ausência em massa, a fase de depoimentos das ações penais contra aliados de Jair Bolsonaro teve mais faltas que falas no Supremo Tribunal Federal (STF).

Das 29 testemunhas esperadas nesta quarta-feira (16), só cinco compareceram. As oitivas envolvem integrantes dos núcleos 2 e 4 da trama golpista.

Entre os ausentes estavam os filhos do ex-presidente, Eduardo e Carlos Bolsonaro, além dos senadores Rodrigo Pacheco e Eduardo Girão.

Algumas testemunhas foram dispensadas pelo ministro Alexandre de Moraes por não terem relação direta com os fatos. Outras foram retiradas pelas defesas.

Fábio Shor, delegado da Polícia Federal que indiciou Bolsonaro e outros 33 investigados, também não compareceu. Moraes indicou que não vai intimá-lo novamente.

No núcleo 2, os únicos a depor foram o senador Ciro Nogueira e o general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). Nenhum admitiu ter visto plano golpista.

No núcleo 4, o destaque foi o depoimento de Julio Valente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reafirmou a segurança das urnas eletrônicas e rebateu fake news.

Leia mais em Agência Brasil.

Leia mais

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil