Trump defende golpe de Bolsonaro e taxa produtos brasileiros em 50%

Trump anuncia tarifa de 50% sobre exportações brasileiras e critica julgamento de Bolsonaro no STF.

Publicado em: 09/07/2025 às 19:44 | Atualizado em: 09/07/2025 às 19:45

Segundo a Agência Brasil, Trump anuncia tarifa de 50% sobre exportações brasileiras e cita julgamento de Bolsonaro. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quarta-feira (09/7) uma carta oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicando a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao território norte-americano. A medida, segundo Trump, passa a vigorar a partir de 1º de agosto deste ano e atinge todos os setores, independentemente de acordos ou tarifas já existentes.

Na carta, Trump justifica a decisão com críticas diretas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), por tentativa de golpe de Estado, chamando o processo de “Caça às Bruxas” e “vergonha internacional”.

“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo, é inaceitável”, escreveu o republicano.

O presidente norte-americano também afirma que as ações do STF contra aliados de Bolsonaro que vivem nos Estados Unidos representam violações da liberdade de expressão.

Ele afirma que o Brasil tem promovido “ataques insidiosos contra eleições livres” e acusa o país de manter uma relação comercial injusta com os EUA.

Segundo Trump, qualquer tentativa de retaliação por parte do Brasil será respondida com novas tarifas. “Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos”, escreveu o mandatário.

Contradições e ameaças

Apesar de alegar desequilíbrio comercial, os dados oficiais mostram que os Estados Unidos mantêm superávit na balança comercial com o Brasil: cerca de US$ 200 milhões.

Juntos, os dois países movimentam aproximadamente US$ 80 bilhões por ano em comércio bilateral.

Trump também ameaçou investigar o que chamou de “ataques às atividades digitais de empresas americanas” e sugeriu que as tarifas podem ser revisadas para cima ou para baixo, dependendo da postura do governo brasileiro. “Essas tarifas podem ser modificadas. O senhor nunca ficará decepcionado com os Estados Unidos da América”, concluiu.

Leia mais

Trump, alinhado a Bolsonaro, lança ataque midiático contra Moraes

A carta chega dias após trocas públicas de críticas entre Trump e Lula durante os debates na cúpula do Brics, que foi realizada no Rio de Janeiro. Até o momento, o governo brasileiro não se pronunciou oficialmente sobre o comunicado norte-americano.

Foto: Alan Santos/PR