‘Venceu o não-PT’, diz PT-Petrópolis sobre vitória de Sinésio

Ala do PT em Manaus repudia reeleição de Sinésio Campos e denuncia desvio ideológico da legenda no Amazonas.

PED deve reeleger Sinésio Campos no próximo domingo 

Publicado em: 07/07/2025 às 18:08 | Atualizado em: 07/07/2025 às 18:08

Os petistas do bairro Petrópolis, corrente interna do partido em Manaus, dizem que o não-PT, próximo da direita, venceu a eleição da sigla no Amazonas.

Foi uma crítica à reeleição do atual presidente regional da legenda ao cargo, o deputado estadual Sinésio Campos. O dirigente foi reconduzido ao posto com ampla folga no placar.

O PED, processo de eleição direta, ocorreu nesse domingo, dia 6, em todo o país.

O núcleo PT Petrópolis falou por meio de nota que distribuiu nesta tarde, após divulgação dos primeiros resultados do pleito.

A manifestação foi expressa em 14 tópicos, que começam assim. “As eleiçôes de 06 de julho de 2025 no PT Amazonas revelam o não/PT como vencedor”.

Na sequência, desenvolve a ideia, mas no contexto chama Sinésio Campos de oportunista, que nega o governo Lula.

Leia mais

Sinésio Campos atropela adversários e é reeleito presidente do PT-AM

“Ganhou no Amazonas aquele que preparou o PT para não eleger deputado federal no Amazonas, negando ao governo Lula-3 força parlamentar. E votando em candidato a federal da direita, com indisciplina partidária, falta de espírito partidário e visão de classe elitista. Nosso partido deixado de lado por seu próprio presidente estadual.”

Veja a nota

Nota do Núcleo do PT de Petrópolis

                         Aos que amam o passado e não veem

“Por isso, cuidado, meu bem

Há perigo na esquina

Eles venceram e o sinal está fechado pra nós

Que somos jovens”. Belchior

 1. As eleiçôes de 06 de julho de 2025 no PT Amazonas revelam o não/PT como vencedor.

2. O candidato vencedor do estado é a favor da mineração nas terras indígenas, ideia da direita para explorar as riquezas do Estado e entregá-la ao capital canadense de mineração e seus parasitas. Continuação da colonização.

3. Ganhou para presidente estadual aquele que está sempre do lado de governador. Independente de partido. Prática abominada no PT.

Oportunista,

4. Ganhou no Amazonas um presidente que não ajuda os movimentos populares na luta pela sua emancipação política.

5. Ganhou no Amazonas aquele que preparou o PT para não eleger deputado federal no Amazonas, negando ao governo Lula-3 força parlamentar. E votando em candidato a federal da direita, com indisciplina partidária, falta de espírito partidário e visão de classe elitista. Nosso partido deixado de lado por seu próprio presidente estadual.

6. Ganhou, no Amazonas, para presidente estadual do PT, um deputado que prefere estar fora do parlamento quando a categoria dos professores precisava de seu voto na Assembleia.

7. Ganhou, para presidente estadual PT do Amazonas, aquele que conseguiu fazer o interior do Estado, eleitor do Lula, não eleger nem 3 prefeitos (as).

8. Ganhou, a presidência do PT no Amazonas, aquele que já dirigiu o PT por 4 vezes fazendo o PT sem força eleitoral, sem força social, sem força política.

9. Ganhou a presidência do PT do Amazonas aquele que faz o PT próximo do governador de direita e dos prefeitos conservadores e algoz do povo amazonense.

10. Venceu a presidência do PT do Amazonas aquele que consegue mobilizar centenas de petistas no interior para votar (no PED?), mas (adversidade) mantém o PT vazio, sem projetos populares, sociais…Aquele que faz da sua presidência, moeda de troca com os prefeitos da situação.

11. Venceu no Amazonas aquele que faz o PT Nacional gastar recursos limitados para fazer planejamento no Estado e a turma dele não a executar.

12. Ganhou, para presidente estadual do PT no Amazonas, o sem vínculo com as lutas populares do Amazonas. Situação que mostra a falência do Processo de Eleição Direta do PT, caracterizando o PT pior que democracia neoliberal.

13. Os números não mentem, no Amazonas e no PT a aliança com governador e com prefeitos ainda encanta botos, abelhas e “petistas distraídos. O que importa é seu projeto para o PT. Um PT colonizado e vendido às elites. Um PT submisso à direita. Um PT instrumento de interesses pessoais. Um PT do dinheiro transportado na mala.

14. O Belchior cantava e dizia

“Você pode até dizer que eu tô por fora

Ou então que eu tô inventando

Mas é você que ama o passado e que não vê

É você que ama o passado e que não vê

Que o novo sempre vem”.

Núcleo do PT de Petrópolis/Manaus