Trump prepara novo ataque de tarifas

Medida atinge 12 países com alíquotas de até 40% e ameaça parceiros ligados ao Brics.

Trump ganha aval da Justiça para expulsar 350 mil venezuelanos

Publicado em: 07/07/2025 às 16:33 | Atualizado em: 07/07/2025 às 16:33

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou novas tarifas de importação que entram em vigor em 1º de agosto. As alíquotas variam entre 25% e 40%.

As tarifas afetarão ao menos 12 países. Entre eles, Coreia do Sul, Japão e Cazaquistão terão tarifas de 25%. Os EUA taxarão a África do Sul em 30%.

Segundo a Casa Branca, os governos já começaram a receber notificações formais. Trump também divulgou as cartas nas redes sociais.

O republicano afirmou que, caso os países afetados reajam, os EUA imporão taxas ainda maiores. O Japão, por exemplo, pode sofrer nova alta de 25%.

A suspensão das chamadas “tarifas recíprocas”, adotada em abril, acaba no dia 9 de julho. No entanto, até agora, apenas Reino Unido e Vietnã fecharam acordos parciais com os EUA.

Por outro lado, a União Europeia tenta evitar sobretaxas em setores como agricultura, tecnologia e aviação, mas ainda não houve avanço nas negociações.

Enquanto isso, outros países, como Índia, Indonésia, Tailândia, Coreia do Sul e Suíça, correm contra o tempo para negociar concessões.

Além disso, Trump também ameaçou com uma tarifa extra de 10% os países que apoiarem o Brics. E reforçou:

“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas será taxado”, afirmou.

Saiba mais na CNN.

Leia mais

Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República