ALE-AM aprova projeto de Cidade que incentiva jovem empreendedor digital
O projeto beneficia jovens entre 18 e 29 anos, residentes no Amazonas, com prioridade para aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 25/06/2025 às 17:23 | Atualizado em: 25/06/2025 às 17:23
A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) aprovou por unanimidade, neste dia 24 de junho, o projeto de lei 91/2025, do presidente Roberto Cidade, que estimula o empreendedorismo jovem no mercado digital.
O projeto, que segue para sanção do governo, prevê ações para fomentar a capacitação, a inovação e o apoio a jovens empreendedores que atuam no setor digital, com prioridade para aqueles em situação de hipossuficiência.
O projeto beneficia jovens entre 18 e 29 anos, residentes no Amazonas, com prioridade para aqueles em situação de vulnerabilidade social.
“Essa é uma proposta que cria oportunidades reais para a juventude amazonense, principalmente a mais carente. Queremos incentivar o comércio eletrônico, o desenvolvimento de aplicativos, o marketing digital e os serviços on-line. A matéria é mais um indicativo para que o estado oferte alternativa ao jovem hipossuficiente e que ele tenha uma oportunidade a mais de garantir renda a sua família”.
A nova lei prevê a criação de incubadoras e aceleradoras digitais, cursos gratuitos, acesso facilitado a crédito, mentoria técnica e parcerias com o setor privado e universidades.
Para participar, é necessário residir no estado, apresentar um plano de negócios, comprovar matrícula ou conclusão do ensino médio/superior e, no caso de baixa renda, comprovar a condição socioeconômica.
Dados
Nos últimos nove anos, de acordo com dados do Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Amazonas vendeu aproximadamente R$ 1,9 bilhões por meio de e-commerce.
Ou seja, o estado amazonense comercializou quase R$ 2 bilhões em bens e serviços pela internet.
Leia mais
Cidade cobra selo Produto Amazonense na economia rural
Foto: Rodrigo Brelaz/divulgação