MP que cobra impostos bets e de investimentos sofre bombardeio pesado

"Eu estou sempre disposto ao debate. O que eu não gosto é a pessoa xingar e sair correndo", diz Haddad

MP que cobra impostos bets e de investimentos sofre bombardeio pesado

Publicado em: 12/06/2025 às 15:25 | Atualizado em: 12/06/2025 às 15:26

A MP (medida provisória) que aumenta impostos de bets e de investimentos sobre bombardeio pesado, conforme o ministro da Fazenda, Fernando Haddad:

“Os lobbies precisam vir à luz do dia. Quem quer defender bet vem a público. Quem quer defender banco vem a público”, disse.

Ele afirmou nesta quinta-feira (12) que os lobbies são mais rápidos que o governo do presidente Lula da Silva (PT) e atuam com força para travar o avanço do pacote.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o chefe da equipe econômica disse estar à disposição para o debate.

Contudo, ele afirma que “xingar e sair correndo é coisa de moleque de rua”, em referência à confusão na C6amara com os deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Nikolas Ferreira (PL-MG).

“Podia fazer uma audiência pública com o sistema bancário e com as bets. Eu gostaria de participar desse debate. Um lobista de banco, um lobista de bet e eu. Vamos discutir publicamente se isso vai impactar alguma coisa do setor. Eu tenho certeza que eles não vão conseguir demonstrar prejuízo nenhum. Pelo contrário, vai ficar demonstrada a justiça das medidas”, disse Haddad.

Segundo ele, as medidas apresentadas pelo governo buscam fazer justiça tributária.

Desse mdodo, nesta quarta (11), o governo publicou a MP com medidas que aumentam impostos para compensar o recuo no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e editou também o novo decreto recalibrado.

Sobretudo, segundo o ministro, existem outras maneiras de compensar o fim da isenção de Imposto de Renda para títulos voltados aos setores do agronegócio e da construção civil por meio de regulação do CMN (Conselho Monetário Nacional) –colegiado formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central.

“O país não tem condição de abrir mão de 100% do tributo que todo mundo paga quando compra um título do Tesouro. Não cobrar nem 1% daquilo que quem compra um título do Tesouro paga. Você cria uma distorção no mercado enorme”, disse.

“Eu estou sempre disposto ao debate. O que eu não gosto é a pessoa xingar e sair correndo. […] Xingar e sair correndo é coisa de moleque de rua. Eu estou discutindo com o Congresso Nacional, estou 100% disponível para visitar os presidentes, os líderes das bancadas, quantas horas precisar”, disse Haddad.

Leia mais em Folha de S.Paulo.

Leia mais

Senado aprova proibição de atletas e influenciadores em anúncios de bets

Foto: Lula Marques/Agência Brasil