Cidade sai na frente na primeira pesquisa a deputado federal no Amazonas

Levantamento da Direto ao Ponto Pesquisas avaliou 18 nomes.

Roberto Cidade

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 29/04/2025 às 11:15 | Atualizado em: 29/04/2025 às 11:15

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (União Brasil), seria neste dia 29 de abril o deputado federal mais votado se a eleição fosse hoje.

Isso é o que diz o primeiro levantamento fora do calendário eleitoral, realizado entre 12 e 19 de abril, da Direto ao Ponto Pesquisas. Conforme a empresa, o estudo avaliou 18 possíveis candidatos em 2026.

Contudo, a mais de um ano e meio para as eleições de 2026, o Amazonas já mostra movimentação intensa de nomes para governador, senadores (2) e deputados federais (8). 

Isso também vale para empresas de pesquisas, que antecipam um cenário em que mal acabou a eleição municipal de 2024.

Cidade, que ficou no primeiro turno da eleição a prefeito de Manaus no ano passado, lidera nesta pesquisa, mas com vantagem mínima. De acordo com a margem de erro admitida para os dados colhidos com 2 mil eleitores em 16 das 62 cidades do Amazonas, Cidade empata com os dois nomes seguintes da lista. Confira:

  • Roberto Cidade (União Brasil) – 11%;
  • Salazar (PL) – 10%;
  • Amom Mandel (Cidadania) – 10%;
  • Alfredo Menezes Jr. (PP) – 8%;
  • Arthur Virgílio Neto (PSDB) – 5%.

Além disso, o cenário inclui nomes como Fausto Santos Jr. (União Brasil), Silas Câmara (Republicanos), Adail Filho (Republicanos) e Marcelo Ramos (PT) empatados com 4%.

A lista segue com Átila Lins (PSD), Alfredo Nascimento (PL) e José Ricardo (PT), cada um registrando 3%. 

Outros possíveis pré-candidatos à reeleição, como Saullo Vianna (União Brasil) e Sidney Leite (PSD), têm 2%.

A parcela de indecisos (8%) e votos brancos/nulos (9%) indica que os números até a fase oficial do calendário eleitoral têm margem para oscilação.

Leia mais

Mais vagas

Os pretendentes a deputado federal do Amazonas vivem a expectativa de aumento no número de cadeiras na Câmara dos Deputados para dez.

É mais um ingrediente a acirrar a disputa para 2026.

Dados da pesquisa

Conforme a Direto ao Ponto, sua pesquisa ouviu 2.002 eleitores em Manaus e em 15 cidades do interior (Autazes, Careiro, Coari, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tefé, Novo Airão, Tabatinga e Humaitá).

A margem de erro é de 2,25 pontos percentuais, com confiabilidade de 95,5%.

Foto: BNC Amazonas