Polícia nega proteção e delator de crime ambiental é assassinado

Publicado em: 12/03/2018 às 15:46 | Atualizado em: 12/03/2018 às 15:46
Um dos líderes comunitários da Associação dos Caboclos, Indígenas e Quilombolas da Amazônia (Cainquiama), Paulo Sérgio Almeida Nascimento, de 47 anos, foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (12).
O crime aconteceu em Barcarena, nordeste do Pará.
De acordo com a Polícia Civil, as cirscunstâncias do crime estão sendo apuradas pela Delegacia de Vila dos Cabanos.
A associação Cainquirama faz denúncias sobre problemas ambientais que atingem a região. A vítima era um dos diretores.
De acordo com o Ministério Público do Estado, os representantes da associação vinham sofrendo ameaças de policiais.
Um pedido de proteção chegou a ser feito à Secretaria de Segurança Pública (Segup), mas foi negado.
Ainda segundo a polícia, a vítima era ligada movimentos de invasão de terras em Vila dos Cabanos.
Segundo as primeiras informações da Polícia Civil, a vítima estava em sua residência quando, durante a madrugada, se levantou para usar o banheiro, que fica do lado de fora da casa, e foi alvejada por disparos de armas de fogo.
Uma testemunha foi localizada pela Polícia e já foi ouvida.
De acordo com o advogado da Cainquiama, Ismael Moraes, Paulo Sérgio Almeida Nascimento era um dos mais atuantes nas denúncias contra a mineradora Hydro Alunorte, envolvida no vazamento de rejeitos de bauxita vindos da bacia de depósitos da empresa norueguesa instalada na região.
Leia mais no G1
Foto: Reprodução DOL