Confirmado processo de fusĂ£o das gigantes japonesas Honda e Nissan

A nova empresa deve ser avaliada em US$ 50 bilhões.

Publicado em: 23/12/2024 Ă s 17:26 | Atualizado em: 23/12/2024 Ă s 17:26

Honda e Nissan confirmaram hoje (23) que discutem uma fusĂ£o, o que pode formar a terceira maior montadora global. A nova empresa, se concretizada, serĂ¡ avaliada em US$ 50 bilhões.

Se o acordo se concretizar, a holding ficarĂ¡ atrĂ¡s apenas de Toyota e Volkswagen em volume de vendas. A conclusĂ£o do processo deve ocorrer atĂ© junho de 2025.

As duas marcas destacaram, ainda, as mudanças significativas no setor automotivo e a crescente concorrĂªncia das montadoras chinesas, como BYD e GAC, alĂ©m da Tesla, como motivadores dessa fusĂ£o.

AlĂ©m disso, a nova empresa focarĂ¡ em veĂ­culos elĂ©tricos e tecnologias de conduĂ§Ă£o semi-autĂ´noma. Nesse contexto, a Honda assumirĂ¡ maior controle, nomeando o CEO e ocupando a maioria dos cargos no conselho administrativo.

A relaĂ§Ă£o entre Honda e Nissan se fortaleceu apĂ³s o anĂºncio, em março, de projetos conjuntos envolvendo baterias, motores e inteligĂªncia artificial. A Mitsubishi tambĂ©m participa desses projetos e desempenha um papel importante nesse processo.

No entanto, a Mitsubishi, que mantĂ©m uma aliança histĂ³rica com Nissan e Renault, deve decidir atĂ© janeiro se integrarĂ¡ Ă  nova holding. Essa decisĂ£o poderĂ¡ impactar futuras parcerias entre as empresas.

Por fim, a Renault, principal acionista da Nissan, declarou que analisarĂ¡ a fusĂ£o com base nos interesses do grupo e de seus acionistas. Atualmente, a Renault possui 35,7% da Nissan.

Chinesa BYD amplia investimento na fĂ¡brica da ZFM

Veja mais em CBN.

Foto: divulgaĂ§Ă£o/Reuters