Japoneses desenvolvem e lançam ao espaço primeiro satélite de madeira
O satélite foi desenvolvido pela Universidade de Kyoto e pela construtora Sumitomo Forestry.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 05/11/2024 Ă s 18:45 | Atualizado em: 05/11/2024 Ă s 18:45
Pesquisadores japoneses lançaram ao espaço nesta terça-feira (5) primeiro satélite de madeira do mundo, chamado de LignoSat.
Conforme o g1, o satélite foi desenvolvido pela Universidade de Kyoto e pela construtora Sumitomo Forestry.
Ainda segundo a publicaĂ§Ă£o, o satĂ©lite foi lançado para a EstaĂ§Ă£o Espacial Internacional em uma missĂ£o da SpaceX, do bilionĂ¡rio Elon Musk.
Dessa maneira, posteriormente, serĂ¡ lançado em Ă³rbita a cerca de 400 km acima da Terra.
Assim, nomeado em homenagem Ă palavra latina para “madeira”, o LignoSat, do tamanho da palma da mĂ£o, tem a tarefa de demonstrar o potencial cĂ³smico do material renovĂ¡vel na exploraĂ§Ă£o do espaço.
“Com madeira, um material que podemos produzir por nĂ³s mesmos, seremos capazes de construir casas, viver e trabalhar no espaço para sempre”, disse Takao Doi, um astronauta que voou no Ă´nibus espacial e estuda atividades espaciais humanas na Universidade de Kyoto.
De acordo com Murata, a madeira Ă© mais durĂ¡vel no espaço do que na Terra, porque nĂ£o hĂ¡ Ă¡gua ou oxigĂªnio que possam apodrecĂª-la ou inflamĂ¡-la.
Ao mesmo tempo, um satĂ©lite de madeira tambĂ©m minimiza o impacto ambiental no final de sua vida Ăºtil, dizem os pesquisadores.
Leia mais no g1.
Leia mais
Chineses anunciam constelaĂ§Ă£o de satĂ©lites contra Starlink de Musk
Concorrente da Starlink traz 8.640 satélites para operar no Brasil
Foto: reproduĂ§Ă£o/vĂdeo