CoronĂ©is da carta do golpe em Lula sĂ£o indiciados pelo ExĂ©rcito
O documento pressionava o comando da instituiĂ§Ă£o a dar um golpe e impedir a posse do presidente eleito em 2022

Publicado em: 31/10/2024 Ă s 22:40 | Atualizado em: 31/10/2024 Ă s 22:47
O ExĂ©rcito concluiu nesta semana o inquĂ©rito policial militar (IPM) e indiciou trĂªs dos quatro coronĂ©is apontados como autores da carta do golpe contra a posse de Lula da Silva (PT).
O documento pressionava o comando da instituiĂ§Ă£o a dar um golpe e impedir a posse do presidente eleito em 2022.
Foram indiciados um coronel da ativa, Anderson Lima de Moura, e dois da reserva, Carlos Giovani Delevati Pasini e JosĂ© OtĂ¡vio Machado Rezo Cardoso.
A investigaĂ§Ă£o concluiu que os trĂªs cometeram os crimes previstos no CĂ³digo Penal de Militar de incitar a indisciplina militar, que prevĂª pena de dois a quatro anos de reclusĂ£o, e crĂtica indevida, com pena de dois anos de detenĂ§Ă£o.
A investigaĂ§Ă£o contra o quarto coronel, Alexandre Castilho Bitencourt da Silva, tambĂ©m da ativa, ainda nĂ£o foi concluĂda porque ele conseguiu uma liminar (decisĂ£o provisĂ³ria) que suspende parte dos atos da sindicĂ¢ncia que deu origem ao IPM.
Leia mais
PF vai indiciar Bolsonaro e ex-ministros no inquérito que apura tentativa de golpe
Ao todo, o ExĂ©rcito investigou em sindicĂ¢ncia 46 oficiais que assinaram a carta usada como instrumento de pressĂ£o ao entĂ£o comandante do ExĂ©rcito, General Freire Gomes, para aderir Ă tentativa de golpe.
O documento, intitulado “Carta ao Comandante do ExĂ©rcito de Oficiais Superiores da Ativa do ExĂ©rcito Brasileiro”, teve “clara ameaça de atuaĂ§Ă£o armada” apĂ³s as eleições, segundo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Leia mais em O Globo.
Foto: Ricardo Stuckert/PresidĂªncia da RepĂºblica