Servidores da ALE agiam em presĂ­dio com viatura PM; MP-AM investiga

Homens de preto seriam da equipe do "Comandante Dan CĂ¢mara" e atuavam no presĂ­dio em momento de tensĂ£o

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 23/09/2024 Ă s 21:29 | Atualizado em: 23/09/2024 Ă s 22:18

“Somos da equipe do Comandante Dan CĂ¢mara”. Foi assim que homens vestidos de preto responderam a questionamento de promotor de Justiça do MinistĂ©rio PĂºblico do Amazonas (MP-AM) no Ăºltimo dia 20.

Tudo aconteceu no presĂ­dio do municĂ­pio de HumaitĂ¡, que acabara de passar por tentativa de rebeliĂ£o e fuga de presos

Conforme o Ă³rgĂ£o, uma investigaĂ§Ă£o foi aberta pelo promotor Wesley Machado, titular do MP no municĂ­pio.

O motivo Ă© o estranhamento causado pela presença de supostos servidores do gabinete do deputado Dan CĂ¢mara e da Assembleia Legislativa (ALE-AM) dentro de unidade prisional e em momento de alta tensĂ£o para a segurança.

AlĂ©m disso, chamou muita atenĂ§Ă£o os servidores terem chegado ao local em veĂ­culo oficial da PolĂ­cia Militar.

Esse flagrante de pessoas estranhas Ă s forças policiais ou ao sistema penitenciĂ¡rio no presĂ­dio foi dado pelo promotor, em inspeĂ§Ă£o apĂ³s a ocorrĂªncia com os presos

Segundo o promotor, questionados sobre a razĂ£o de estarem ali, um dos homens afirmou que integravam a comissĂ£o de segurança pĂºblica da ALE.

Um deles, policiak militar da reserva, afirmou que ele e sua equipe estavam no local a serviço do deputado Dan CĂ¢mara, “tratando de questões de segurança pĂºblica de interesse do estado, fazendo registros fotogrĂ¡ficos”.

Como resultado, o promotor quer explicações oficiais da Polícia Militar e da ALE-AM.

Por exemplo, Machado quer saber se os servidores tinham autorizaĂ§Ă£o para se deslocar a HumaitĂ¡ e se houve pagamento de diĂ¡rias com dinheiro pĂºblico.

AlĂ©m disso, a Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança PĂºblica foi notificada sobre o uso de veĂ­culo da PolĂ­cia Militar.

O objetivo Ă© apurar se houve desvio de funĂ§Ă£o ou irregularidade no uso de servidores e bens pĂºblicos para promover interesses privados.

*Com informações do MP

Leia mais

MP-AM apura destino de R$ 8 milhões de fundo previdenciĂ¡rio de MauĂ©s

Foto: Aleam/divulgaĂ§Ă£o