Ventos litorais podem soprar na campanha de Alberto Neto
No Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza, candidatos de Bolsonaro cresceram com fenômeno comum

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 19/09/2024 às 07:48 | Atualizado em: 19/09/2024 às 08:48
Fenômenos que ajudaram, no litoral, campanhas dos candidatos bolsonaristas no Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza podem ocorrer também na Amazônia.
Pelo menos é isso que espera o Capitão Alberto Neto (PL).
Entre essas candidaturas, há dois pontos comuns. Primeiro, elas apostaram todas as fichas em associar seus nomes à imagem do ex-presidente Bolsonaro. Segundo, elas não conseguiram esse estímulo no começo da campanha. Mas, agora, cresceram.
Rio de Janeiro
Por exemplo, no Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem (PL) cresceu 9 pontos percentuais em duas semanas. Ele chegou a 18% de intenções de votos, segundo a Quaest.
Observa-se, porém, que ele está distante do líder, o prefeito Eduardo Paes (PSD), que caiu 7 pontos, mas ainda tem 57% da preferência.
Recife
Em Recife, o sanfoneiro e ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) saiu de 6% e foi a 8%, em duas semanas.
O problema para ele é que o prefeito João Campos (PSB) continua crescendo. Ele tinha 76%; agora, 77%.
Fortaleza
Em Fortaleza, o candidato de Bolsonaro, André Fernandes (PL), também surfou nessa onda, segundo a Quaest. Ele tinha 14% e foi a 21%.
Leia mais
Candidatos a prefeito de Bolsonaro vão ter que rezar na cartilha da família
Lula e Bolsonaro ainda não ajudam seus candidatos em Manaus
Manaus
No interior do Brasil, essa onda ainda não chegou por aí. Mas o Capitão Alberto Neto avalia que isso ocorrerá naturalmente.
“Todas essas campanhas tem algo em comum: Bolsonaro como líder do time. O eleitor já percebe que essa é a chapa da direita, que tem valores definidos. Tudo muito claro”, disse ele ao BNC.
O candidato do PL em Manaus dedica atualmente toda a sua propaganda eleitoral a se associar a Bolsonaro.
No dia 28, o ex-presidente estará na cidade. Ele espera que o impulsione ao segundo turno.
Assim sendo, Alberto Neto aparece, pela Quaest, com 13% das intenções. Cresceu um ponto percentual em duas semanas.
Análise de Alberto Neto
A pedido do BNC, o candidato Capitão Alberto Neto fez uma análise sobre esse fenômenos dos candidatos bolsonaristas, em Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.
“A eleição de 2022 pra governos e senado deixou muito claro que o voto bolsonarista é silencioso, e mostra a sua força na reta final. O eleitor de Manaus é conservador e deu 60% dos votos a Bolsonaro, que vem pra nossa cidade dia 28 reforçar o apoio à nossa candidatura. Não temos dúvida nenhuma de que esse voto conservador virá para a única chapa de Direita em Manaus. A nossa coligação é Ordem e Progresso e nós defendemos valores caros ao eleitor. Esse alinhamento de valores e princípios ficará claro nas urnas”, disse o candidato.
Foto: reprodução/Instagram