Candidato de Bolsonaro em Manaus diz que serviço militar é coisa de homem

Publicado em: 12/09/2024 Ă s 10:48 | Atualizado em: 12/09/2024 Ă s 10:48
O deputado federal CapitĂ£o Alberto Neto (PL), candidato Ă prefeitura de Manaus e apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, voltou atrĂ¡s na sua opiniĂ£o sobre o alistamento militar feminino. O parlamentar retirou o requerimento enviado na semana anterior ao ministro da Defesa, JosĂ© MĂºcio, no qual defendia que o serviço militar deveria “permanecer como uma responsabilidade masculina”, justificando a medida como uma preservaĂ§Ă£o do papel natural de cada gĂªnero na sociedade.
Requerimento gerou polĂªmica
No documento original, protocolado no dia 4 de setembro, Neto questionava a decisĂ£o do MinistĂ©rio da Defesa de autorizar o alistamento voluntĂ¡rio de mulheres para a carreira de soldado, argumentando que essa mudança poderia afetar a estrutura familiar.
“Historicamente, o serviço militar no Brasil sempre foi uma responsabilidade dos homens”, dizia o requerimento, que tambĂ©m pontuava que as mulheres teriam um papel mais central na famĂlia, especialmente no cuidado dos filhos.
AlĂ©m disso, o deputado questionava “o verdadeiro propĂ³sito” da decisĂ£o e cobrava explicações sobre as consequĂªncias de longo prazo, possĂveis desafios e problemas gerados pela inclusĂ£o das mulheres no serviço militar.
Mudança de postura
Nesta terça-feira (10/9), no entanto, Alberto Neto recuou e retirou o requerimento, justificando que o envio do documento foi um erro de sua equipe.
“O requerimento nĂ£o havia sido aprovado por mim”, afirmou em nota.
Um novo documento foi protocolado com um tom mais conciliador.
Desta vez, o deputado ressaltou que o alistamento feminino coloca as Forças Armadas “em sintonia com as maiores democracias do mundo”, mas levantou a questĂ£o sobre a necessidade de readequaĂ§Ă£o das instalações militares para essa nova realidade, questionando tambĂ©m o planejamento orçamentĂ¡rio para tal implementaĂ§Ă£o.
CenĂ¡rio eleitoral
A decisĂ£o de Alberto Neto ocorre em um contexto polĂtico delicado, com as eleições municipais de Manaus se aproximando.
Na Ăºltima pesquisa da Quaest, o atual prefeito, David Almeida (Avante), lidera com 37% das intenções de voto.
Em seguida, hĂ¡ um empate tĂ©cnico entre Amom Mandel (Cidadania), com 17%, Roberto Cidade (UniĂ£o Brasil), com 15%, e o prĂ³prio Alberto Neto, que aparece com 12%.
O deputado tambĂ©m estĂ¡ tecnicamente empatado com Marcelo Ramos (PT), que soma 7% das intenções de voto.
Leia mais no O Globo
Foto: PL/divulgaĂ§Ă£o