EleiĂ§Ă£o no TJ-AM Ă© sĂ³ para escolher corregedor e vice de Jomar Fernandes
Cargos de vice-presidente e corregedor-geral terĂ£o disputas entre dois candidatos.

Publicado em: 10/09/2024 Ă s 10:36 | Atualizado em: 10/09/2024 Ă s 10:38
O atual corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, serĂ¡ aclamado presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) nesta terça-feira (10/9). Sem concorrentes, Jomar assumirĂ¡ o comando da Corte estadual em 2025, permanecendo no cargo atĂ© 2027. A Ăºltima eleiĂ§Ă£o sem concorrentes ocorreu em 2018, quando Yedo Simões tambĂ©m foi aclamado presidente.
Embora a presidĂªncia jĂ¡ esteja definida, os cargos de vice-presidente e corregedor-geral de Justiça serĂ£o disputados. Para vice-presidente, concorrem os desembargadores Airton Gentil e Cezar Luiz Bandiera. Na Corregedoria-Geral, os candidatos sĂ£o JosĂ© Hamilton Saraiva dos Santos e Cezar Luiz Bandiera.
AlĂ©m das escolhas para o TJ-AM, serĂ¡ definida tambĂ©m a nova direĂ§Ă£o do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o mesmo perĂodo. Carla Reis, Ăºnica candidata inscrita, deve ser aclamada presidente. A vice-presidĂªncia serĂ¡ disputada entre NĂ©lia Caminha Jorge, atual presidente do TJ-AM, e Cezar Luiz Bandiera.
Eleições e mudanças histĂ³ricas no TJ-AM
AtĂ© 2007, o TJ-AM mantinha a tradiĂ§Ă£o de eleger o desembargador mais antigo como presidente. Essa prĂ¡tica mudou em 2008, com a eleiĂ§Ă£o de Francisco Auzier, o que gerou contestaĂ§Ă£o na Ă©poca, mas foi validada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde entĂ£o, a presidĂªncia passou a ser disputada entre diferentes candidatos, com algumas eleições sendo acirradas, como a de 2014, quando Graça Figueiredo venceu por um voto de diferença.
Leia mais
Jomar Fernandes Ă© favorito a presidente do TJ-AM
Nos Ăºltimos anos, algumas eleições ocorreram por aclamaĂ§Ă£o, como em 2018, e outras com desistĂªncias de Ăºltima hora, como em 2022. Em 2023, o tribunal passa por mais uma fase de renovaĂ§Ă£o, com Jomar Fernandes assumindo o comando do TJ-AM e Carla Reis liderando o TRE-AM.
Leia mais no Portal A CrĂtica
Foto: Chico Batata/TJAM