27 de agosto, fumaça de queimadas invade toda Manaus e ar é péssimo
Chefe do Ibama acusa fazendeiros pelas queimadas para formaĂ§Ă£o de pasto

Publicado em: 27/08/2024 Ă s 19:42 | Atualizado em: 28/08/2024 Ă s 10:32
A cidade de Manaus amanheceu nesta terça-feira (27) coberta por uma nova “onda” de fumaça, que se intensificou ao longo do dia.
Segundo o Sistema EletrĂ´nico de VigilĂ¢ncia Ambiental (Selva), o fenĂ´meno tornou a qualidade do ar pĂ©ssima na maioria das zonas da capital. A situaĂ§Ă£o tambĂ©m afeta cidades no interior do estado.
Esta Ă© a segunda vez neste ano que a “onda” de fumaça atinge a cidade, que enfrenta uma crise ambiental devido Ă s queimadas e Ă seca crĂtica que afeta o estado.
A Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) informou que, de acordo com dados da AdministraĂ§Ă£o OceĂ¢nica e AtmosfĂ©rica Nacional (NOAA), uma frente de massa de ar vinda do sudoeste do Brasil chegou a Manaus entre segunda (26) e terça-feira.
Ainda conforme a Sema, essa massa de ar trouxe material particulado das queimadas no sul do Amazonas, em estados vizinhos e, tambĂ©m, de Ă¡reas da BolĂvia.
Leia mais
A fumaça das doenças estĂ¡ no cĂ©u de Manaus
O geĂ³grafo e superintendente do Ibama no Amazonas, Joel AraĂºjo, reafirmou que a fumaça Ă© causada por queimadas feitas por pecuaristas.
“A fumaça sobe a partir das queimadas para formaĂ§Ă£o de pasto na pecuĂ¡ria e sĂ£o deslocadas para as regiões urbanizadas por massas de ar que sĂ£o um fenĂ´meno normal na climatologia amazĂ´nica”, disse.
No Ăºltimo fim de semana, a “onda” de fumaça se deslocou para outras partes do paĂs, chegando atĂ© o Rio Grande do Sul.
Leia mais no G1.
Foto: reproduĂ§Ă£o/redes socias