Collor articula palanque do PTC e quer eleger senador no Amazonas

Publicado em: 26/01/2018 Ă s 08:27 | Atualizado em: 26/01/2018 Ă s 08:27

ApĂ³s a confirmaĂ§Ă£o de sua prĂ©-candidatura Ă  PresidĂªncia da RepĂºblica neste ano, o senador alagoano Fernando Collor de Mello parte agora para fortalecer o partido, o PTC, e criar palanque nos estados.

No Amazonas, onde pensa em eleger um senador, Collor conta hoje como nomes de maior expressĂ£o os vereadores Coronel Gilvandro e MissionĂ¡rio AndrĂ©, eleitos em 2016 para a CĂ¢mara de Manaus.

O partido tem cerca de 5,6 mil filiados no estado.

Com sua candidatura, o primeiro presidente do paĂ­s a sofrer impeachment, em 1992, quer tambĂ©m garantir sobrevida para o PTC. Considerado nanico, o partido pode ser enquadrado nas novas regras de barreira para acesso ao fundo partidĂ¡rio e tempo na mĂ­dia.

Nesta eleiĂ§Ă£o, o PTC de Collor terĂ¡ de atingir, no mĂ­nimo, 1,5% dos votos vĂ¡lidos para a CĂ¢mara dos Deputados em pelo menos nove estados, ou eleger 13 deputados. No pleito de 2014, sĂ³ encaixou dois.

Para o Senado, a meta Ă© eleger atĂ© quatro senadores, e um deles no Amazonas, que abrirĂ¡ disputa para duas vagas, a dos atuais senadores Eduardo Braga (MDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Leia mais no EstadĂ£o.

 

Leia mais

Collor quer voltar Ă  PresidĂªncia por ter mais experiĂªncia, diz em rĂ¡dio

 

Foto: Felipe Brasil/Assessoria do senador