ObservatĂ³rio do CNJ discute no Amazonas meio ambiente e direitos indĂgenas
Evento serĂ¡ no municĂpio de HumaitĂ¡, regiĂ£o de conflitos agrĂ¡rios e ambientais

Publicado em: 14/06/2024 Ă s 15:37 | Atualizado em: 14/06/2024 Ă s 15:37
A 1ª ReuniĂ£o de 2024 do ObservatĂ³rio dos Direitos Humanos (ODH) do Poder JudiciĂ¡rio, ocorre na segunda-feira (17), em HumaitĂ¡, distante a 696 quilĂ´metros de Manaus.
SerĂ£o tratadas temĂ¡ticas relacionadas a realidade socioambiental do Amazonas e as questões de direitos humanos, dos povos indĂgenas em particular.
Dessa forma, a ideia Ă© receber contribuições para orientar a adoĂ§Ă£o de iniciativas pelo Poder JudiciĂ¡rio e integra a programaĂ§Ă£o da 1ª ediĂ§Ă£o de 2024 da Justiça Itinerante Cooperativa na AmazĂ´nia Legal.
O ObservatĂ³rio, que congrega representantes de 21 instituições, Ă© Ă³rgĂ£o consultivo da PresidĂªncia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como missĂ£o subsidiar a promoĂ§Ă£o, pela Justiça, dos direitos humanos e fundamentais, aqueles previstos na ConstituiĂ§Ă£o Federal.
A reuniĂ£o em HumaitĂ¡ contarĂ¡ com as presenças da conselheira do CNJ Daniela Madeira e de outros integrantes do ODH: a coordenadora-geral substituta e juĂza auxiliar da PresidĂªncia do CNJ, Karen Luise; a juĂza auxiliar da PresidĂªncia do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Gabriela Lacerda; e a secretĂ¡ria-executiva do ODH, NatĂ¡lia Dino.
Esta ediĂ§Ă£o da Justiça Itinerante Cooperativa na AmazĂ´nia Legal, a segunda desde o inĂcio do programa, conta com a participaĂ§Ă£o de equipes de 38 instituições do serviço pĂºblico.
Entre os prĂ³ximos dias 17 e 21, esses profissionais ficarĂ£o Ă disposiĂ§Ă£o, das 8h Ă s 18h, em escolas, das populações de HumaitĂ¡ e tambĂ©m de LĂ¡brea, a fim de prestar atendimentos diversos em nome da promoĂ§Ă£o da cidadania.
Leia mais
MPF/AM puxa debate sobre crĂ©dito de carbono e direitos de povos originĂ¡rios
Foto: Rafa Neddermeyer/AgĂªncia Brasil