Governador sanciona lei de Mário Filho para autista ter dois acompanhantes

Basta que apresente laudo, atestado médico ou carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista

Governador sanciona lei de Mário Filho para autista ter dois acompanhantes

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 15/05/2024 às 16:19 | Atualizado em: 15/05/2024 às 16:19

Proposta do deputado estadual Mário César Filho para que o portador de autismo tenha direito a até dois acompanhantes nas unidades de saúde virou a lei 6.847. O governador Wilson Lima sancionou o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa (ALE-AM) no último dia 2.

Conforme o projeto de Mário Filho, o portador de transtorno autista tem assim garantido esse direito no atendimento nas redes pública e particular de saúde.

Basta que apresente laudo, atestado médico ou carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista.

A lei também estabelece a obrigatoriedade dos estabelecimentos de saúde em afixar cartazes ou utilizar outros meios de divulgação visíveis e de fácil acesso, informando aos pacientes sobre os direitos assegurados por esta legislação.

Esta medida visa garantir que os autistas e seus familiares tenham pleno conhecimento de seus direitos, contribuindo para a conscientização e o exercício efetivo desses direitos.

“Agradeço ao governador Wilson Lima pela sensibilidade em sancionar uma lei tão importante e significativa para os autistas e para os pais atípicos”.

Mário Filho disse que a lei reforça seu compromisso com a inclusão social.

O projeto de lei foi criado a partir de uma experiência pessoal. Há três anos tive emergência com meu filho, que é autista, e não pude permanecer no consultório durante o atendimento, o que causou uma frustração para meu filho que se sentia mais acolhido e seguro com a presença dos pais na sala, e teve que ficar apenas com a minha esposa. Me causou um sentimento de impotência, então decidi lutar para que nós, pais atípicos ou responsáveis, tenhamos o direito de permanecer nas consultas e atendimentos médicos.

Leia mais

Lei de Mário César Filho obriga tradutor de libras em órgãos públicos

Foto: Leandro Cardoso/divulgação