Ao menos 78 deputados federais querem prefeituras nas eleições 2024
PL e PT lideram com 16 e 15 pré-candidatos respectivamente

Publicado em: 14/04/2024 Ă s 09:51 | Atualizado em: 14/04/2024 Ă s 09:57
Levantamento realizado pelo site especializado Congresso em Foco mostra que dos 513 deputados federais da CĂ¢mara, ao menos 78 se apresentam como prĂ©-candidatos Ă s prefeituras nas eleições de 2024.
O PL, responsĂ¡vel pela maior bancada na Casa, e o PT, a segunda maior, lideram com 16 e 15 prĂ©-candidatos respectivamente. No Senado, hĂ¡ apenas quatro dispostos a concorrer.
PrĂ©-candidaturas, como o nome indica, ainda nĂ£o foram oficializadas e podem ser alteradas por articulaĂ§Ă£o interna dos partidos ou ainda por alianças com outras siglas.
Leia mais
Ao menos 60 congressistas sĂ£o prĂ©-candidatos nas eleições 2024
Assim, hĂ¡ possibilidade de o nĂºmero de congressistas que realmente sairĂ¡ como candidato aumentar ou diminuir atĂ© o registro das candidaturas.
Segundo o estudo, em relaĂ§Ă£o aoÂ Ăºltimo levantamento, realizado em janeiro, houve um aumento de quase 20 deputados.
No Senado, os nĂºmeros tambĂ©m mudaram. Antes isolado, Eduardo GirĂ£o (Novo-CE) passou a ser acompanhado por mais trĂªs senadores que tambĂ©m podem tentar o comando de prefeituras.
Leia mais no Congresso em Foco.
Foto: Pablo Valadares/CĂ¢mara dos Deputados