Dia Mundial da Água: Encontro das Águas recebe romaria na sexta, 22

O evento quer conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre o cuidado da água

Dia Mundial da Água: Encontro das Águas recebe romaria na sexta, 22

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 20/03/2024 às 16:15 | Atualizado em: 20/03/2024 às 20:37

O encontro entre os rios Negro e Solimões, conhecido mundialmente como Encontro das Águas, é o local escolhido para celebração do Dia Mundial da Água, na sexta-feira (22).

Trata-se da Romaria das Águas, que o Fórum das Águas do Amazonas com suas organizações e parcerias irá promover em Manaus.

Padre Sandoval Rocha, coordenador do Fórum das Águas, o coletivo organizador da romaria, diz que o evento é uma forma de chamar a atenção para os problemas de descuidos relacionados a água em Manaus.

Segundo ele, a romaria quer despertar a consciência e sensibilizar a sociedade sobre a necessidade da água, que é um bem necessário para os humanos, mas também para o ecossistema, para os animais e toda a vida do planeta.

“Água é vida, quando cuidamos da água estamos cuidando da vida, estamos cuidando para qualificar melhor a nossa vida”, destaca.

Além de sensibilizar e mobilizar a sociedade para que possa criar formas democráticas, envolver os poderes públicos para que elaborem políticas públicas participativas, que de fato vão responder as necessidade das populações das periferias e da qualidade da água.

São mais de cinquenta entidades que participarão da Romaria das Águas, em uma só voz querem chamar a atenção dos poderes públicos e da sociedade para que tratar as águas de forma adequada e universalizar o direito humano a água que é muito violado em nossa cidade, destaca.

Leia a programação:

Fórum das Águas

Ainda conforme o padre Sandoval Rocha, o Fórum das Águas surgiu em 2012 com o propósito de universalizar o abastecimento da água e esgotamento sanitário em Manaus. Isso dentro da perspectiva do direito humano a água.

A gente sabe que em 2012 havia uma crise na cidade de Manaus, inclusive foi objeto de uma CPI na Câmara de Vereadores, para investigar a empresa, que na época era a Águas do Amazonas. A então, empresa de concessão privada que entrou na cidade de Manaus no ano 2000. A gente já tem três CPIs, uma em 2005, em 2012 e outra em 2023 (Águas de Manaus) para investigar o trabalho dessa concessão privada que não está surtindo o efeito esperado“, comenta.

De acordo com ele, a população está frustrada, pois as metas da água e do esgoto não foram atingidas. Com isso, há uma revolta por conta da precariedade desse serviço na cidade.

Dessa maneira, o ano de 2012 foi o marco em que surgiu o Fórum das Águas. Uma mobilização da sociedade pela precariedade dos serviços prestados pela concessionária na capital.

“Hoje, em 2024, a gente tem um serviço de água precário, a empresa frusta a população. A gente só tem 30% de esgoto sanitário na cidade inteira. Muitos bairros e comunidades com o abastecimento de água bastante debilitado e precário, e muitas até sem (a água) – sofrendo a ausência do abastecimento de água”, acrescenta.

Portanto, nesse Dia Mundial da Água, o fórum quer chamar a atenção da sociedade sobre essa questão do saneamento, da precariedade do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, em Manaus. Assim como sobre o cuidado das águas.

Água é vida

Além disso, o Fórum das Águas divulgou uma mensagem intitulada “Água é vida que flui em tudo e para todos”. Leia.

Leia mais

TCE-AM e MP debatem degradação de igarapés de Manaus

Água: governador mostra na ONU, nos EUA, como Amazonas usa recursos

Foto: reprodução/Semcom