InteligĂªncia artificial: TSE aprova regras para eleições municipais

Tribunal começou a analisar temas que vĂ£o nortear as eleições municipais 2024

Publicado em: 27/02/2024 Ă s 23:56 | Atualizado em: 28/02/2024 Ă s 01:09

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (27), resoluĂ§Ă£o que regulamenta o uso da inteligĂªncia artificial nas eleições municipais deste ano.

Na sessĂ£o, a Corte analisa as regras que vĂ£o nortear partidos polĂ­ticos e candidatos sobre o que serĂ¡ permitido ou vedado durante o pleito.

As instruções sĂ£o de relatoria da ministra CĂ¡rmen LĂºcia, vice-presidente da Corte. O tema da inteligĂªncia artificial Ă© discutido na resoluĂ§Ă£o que disciplina a propaganda eleitoral.

O texto da ministra CĂ¡rmen LĂºcia prevĂª a exigĂªncia de rĂ³tulos de identificaĂ§Ă£o em conteĂºdos que passaram por alterações e restringe o uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicaĂ§Ă£o da campanha. AlĂ©m disso, veda completamente o uso de deep fake, mesmo que haja autorizaĂ§Ă£o da pessoa alvo da manipulaĂ§Ă£o.

Leia mais

Bolsonaro Ă© condenado no TSE por espalhar fake news contra Lula

O TSE tambĂ©m aprovou a resoluĂ§Ă£o que exige a apresentaĂ§Ă£o de um relatĂ³rio completo dos resultados das pesquisas eleitorais, com o objetivo de aumentar a transparĂªncia da metodologia.

A Corte ainda analisa resoluções que tratam de auditoria e fiscalizaĂ§Ă£o; sistemas eleitorais; atos gerais do processo eleitoral; registro de candidatura; fundo especial de financiamento de campanha; e prestaĂ§Ă£o de contas.

Leia mais no MetrĂ³poles. 

Foto: Fernando FrazĂ£o/AgĂªncia Brasil