Cerca de 1/3 dos vereadores deve sair candidato em 2018

Luiz Castro Paraguai

Publicado em: 03/01/2018 às 10:46 | Atualizado em: 03/01/2018 às 11:03

por Israel Conte

Na entrevista que concedeu ao BNC nesta terça-feira, dia 2, o presidente da Câmara Municipal, Wilker Barreto (PHS),  disse que 1/3 do parlamento deve sair candidato nas eleições 2018 e mandou um recado aos postulantes.

“Se não tiver a devida justificativa (das faltas) vai ter desconto nos vencimentos”, alertou sobre o tempo que cada um vai dedicar a campanha. “Na nossa reeleição (em 2016) não perdemos um dia de sessão durante o período eleitoral”, relembrou.

Sobre como caminhará o PHS neste ano eleitoral, Wilker ratificou que na questão majoritária vai afinar as conversas com o prefeito Arthur Virgílio (PSDB), pois comungam o mesmo arco de aliança; porém,  para deputado estadual, o partido não irá coligar e mostra as credenciais para isso.

“Fizemos um belíssimo desempenho em 2016. Uma das maiores bancadas de vereadores com mais de 89 mil votos na capital.  Isso nos credencia a montarmos um projeto de deputado estadual. O PHS vem marcar uma posição política forte”, afirmou.

A respeito de suas pretensões, ele diz: “Se tivesse hoje que decidir, seria pré-candidato a deputado estadual. A questão da experiência de disputar uma eleição majoritária (a para governo suplementar em 2017), foi pra mostrar que o PHS tem propostas. Nós temos um laboratório de gestão chamado Câmara Municipal de Manaus, que é um dos maiores orçamentos do Amazonas. Lá nós temos uma gestão que é ISO 14001 pelo segundo ano consecutivo e ISO 9001 pelo terceiro ano consecutivo. Em 2017, não tivemos queda de quórum e zeramos a pauta pelo terceiro período consecutivo”.

VAGA DE GEDEÃO

A suplência do vereador Gedeão Amorim (MDB), que assumiu a vaga de deputado federal de Sabino Castelo Branco (PTB), em tratamento desde agosto após um AVC, ainda não está nada decidida, segundo Wilker.

“A suplência natural seria do Dallas Filho. (Para continuar na Secretaria de Estado do Trabalho), Dallas precisa deixar de ser secretário, assumir o mandato e se licenciar novamente (para comandar a secretaria). A partir daí, a Câmara tem até 30 dias para fazer a convocação do suplente”.

CONCURSO E UBER 

O presidente da CMM também anunciou que chamará em março os aprovados no concurso de 2002. “Vamos chamar de 20 a 30 pessoas nos níveis fundamental, médio e superior para repor a força de trabalho, reduzida com o programa de aposentadorias voluntárias.”

Ainda de acordo com Wilker, a regulamentação do Uber deve ser votada ainda no primeiro semestre  deste ano. “O Uber precisa rodar (regulamentado) em Manaus”.

A Câmara retorna aos trabalhos no dia 6 de fevereiro, com a mensagem do Executivo.