Amazonas inscreve até dia 20 para comprar produtos da agricultura indígena

O Programa de Aquisição de Alimentos tem R$ 5 milhões para investir no estado

Publicado em: 16/01/2024 às 15:41 | Atualizado em: 16/01/2024 às 15:41

Comunidades indígenas e tradicionais do Amazonas têm até o sábado (20) para se habilitar no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), conforme o edital 2/2023, do Governo do Estado.

O PAA é do governo federal, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror).

Conforme o estado, são destinados R$ 5 milhões para execução do PAA Indígena.

“Esta modalidade do PAA é mais uma oportunidade de distribuição de recursos, por meio da garantia de comercialização de produtos da agricultura familiar, que chegarão à mesa de pessoas necessitadas, ao mesmo tempo que beneficia os produtores na classificação prevista pelo edital”, disse Daniel Borges, o titular da Sepror.

Inscrições

Em Manaus, os interessados devem apresentar propostas de fornecimento e documentação, no horário das 8h às 17h, na sede da Sepror, no bairro Japiim II, zona sul da capital, até a próxima sexta-feira (19), ou por meio do email [email protected] até sábado.

No interior, os agricultores e entidades podem procurar a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), órgão vinculado ao sistema Sepror.

O edital vai contemplar o agricultor familiar indígena que tenha a declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou o cadastro nacional de agricultura familiar; declaração de autodefinição de identidade étnica e de pertencimento étnico – indígena; e declaração de cadastro único para os agricultores fornecedores prioritários (povos indígenas).

Leia mais

Seca severa dos rios em 2023 vira trauma no polo industrial da ZFM

Sobre o PAA

O PAA é do governo federal, executado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), que compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina gratuitamente a pessoas sem acesso à alimentação adequada e saudável, atendidas pela rede da assistência social.

O edital pode ser acessado no site da Sepror.

Foto: Secom/divulgação