SEC inicia preparativo para Teatro Amazonas virar patrimônio mundial

Processo para se tornar patrimônio mundial pela Unesco começa com oficina de mobilização liderada pelo secretário de Cultura, Marco Polo Muniz.

Publicado em: 14/12/2023 às 09:57 | Atualizado em: 14/12/2023 às 14:43

O Teatro Amazonas é candidato a se tornar patrimônio mundial reconhecido pela Unesco. Na última terça-feira (12/12), o secretário de Cultura e Economia Criativa (SEC), Marco Polo Muniz, em nome do Governo do Estado, iniciou os preparativos para a candidatura com uma oficina de mobilização.

O Theatro da Paz, de Belém, no Pará, também é candidato.

A oficina é uma etapa prévia para a conquista do reconhecimento e envolve os governos do Amazonas e Pará.

Os teatros são símbolos máximos do ciclo da borracha na região, tombadas pelo Iphan como patrimônio cultural do Brasil desde 1963 (Pará) e 1966 (Amazonas).

Além disso, o Teatro Amazonas foi reconhecido como o monumento histórico mais belo do Brasil, resultado de uma pesquisa nacional com turistas de todo o Brasil, realizada pela internet.

Além disso, foi destacado como um dos pontos turísticos imperdíveis em Manaus, ocupando a 41ª posição na lista dos melhores destinos turísticos do mundo, conforme publicado pelo jornal New York Times.

“Na verdade, vai coroar algo que já é reconhecido pela sociedade em todo o mundo, mas agora teremos, quem sabe, esse título para levarmos no peito e com orgulho acima de tudo”, disse Muniz.

O plano

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas (Iphan-AM), Beatriz Calheiro, disse que o próximo passo será a elaboração de um dossiê que representa o estudo preparatório do aspecto arquitetônico e econômico, envolvendo o entorno e relação do patrimônio com a sociedade.

“Esse dossiê será levado às comissões internacionais e essas instituições vão poder propor alterações, sugerir que a gente possa fazer incorporações desses elementos e assim, submeter ao comitê do patrimônio mundial para uma avaliação”.

Foto: Marcely Gomes/Secom