UEA: listão dos aprovados no SIS e vestibular já tem data

O listão dos aprovados no vestibular e no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) será revelado em evento na sede da reitoria.

Publicado em: 04/12/2023 às 23:13 | Atualizado em: 05/12/2023 às 11:26

A tradicional festa de divulgação dos aprovados no vestibular e no sistema de ingresso seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) será no dia 7, às 10h, na sede da reitoria, na avenida Djalma Batista, zona centro-sul de Manaus.

O coral Tubones, projeto da Escola Superior de Artes e Turismo, da UEA, vai animar a festa dos aprovados. A lista estará divulgada no site da UEA a partir de 12h.

No mesmo dia será divulgado o calendário de matrícula, especificando prazos e requisitos. Pessoas com deficiência, por exemplo, passarão por uma banca de validação, analisando laudo médico e documentos, com entrevistas. 

A matrícula nos grupos destinados a esses candidatos depende do parecer favorável da banca. 

Vagas

Foram oferecidas neste ano 5.686 vagas, sendo 1.142 para pessoas como deficiência e 344 para indígenas. Pelo vestibular, 3.429 vagas, sendo 1.155 para a capital e 2.274 para o interior. Já pelo SIS, ofertou 2.257, sendo 770 para a capital e 1.487 para o interior. 

A universidade atuará em 2024 com 127 cursos, sendo 48 na capital e 79 no interior, em 32 municípios.

Cotas

O reitor da Universidade do Estado Amazonas (UEA), André Zogahib, disse em outubro que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre cota para o acesso de amazonenses à universidade foi a mais favorável possível.

O julgamento considerou inconstitucional a lei do sistema de cotas que reservava 80% das vagas para alunos que cursaram o ensino médio em escolas no Amazonas.

“O STF não fixa um percentual máximo para as cotas e abre a possibilidade da criação de uma nova legislação”, disse o reitor.

Dessa forma, afirmou que a decisão do Supremo foi a mais favorável possível e, a partir de agora, os esforços estarão concentrados na elaboração da nova lei que atenda à decisão do STF e preserve a política das cotas para estudantes do estado.

“Em primeiro lugar, a decisão considerou que a cota regional é constitucional. Então, podemos revisar e criar uma nova lei em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM ), uma lei de iniciativa do Governo do Estado”.

Foto: Daniel Brito/UEA/Secom