TCE-AM reconhece licitaĂ§Ă£o vencida pela Via Direta na Seduc
Empresa Sencinet, que tentou anular PregĂ£o EletrĂ´nico, responde a dezenas de processos por sonegaĂ§Ă£o fiscal em vĂ¡rios estados

Da RedaĂ§Ă£o do BNC AMAZONAS
Publicado em: 22/11/2023 Ă s 06:53 | Atualizado em: 22/11/2023 Ă s 06:57
O plenĂ¡rio do Tribunal de Contas do Amazonas julgou improcedente a representaĂ§Ă£o feita pela empresa Sencinet Telecomunicações Ltda contra o Centro de Serviços Compartilhados – CSC, apĂ³s ser desclassificada do PregĂ£o EletrĂ´nico 372/2023, da Secretaria de EducaĂ§Ă£o do Amazonas (Seduc).
A Sencinet foi desclassificada porque nĂ£o aceitou negociar os valores ofertados para fornecer internet via satĂ©lite para as escolas rurais do Centro de Midias do Amazonas (educaĂ§Ă£o Ă distĂ¢ncia). A Sencinet apresentou preços acima da cotaĂ§Ă£o prĂ©via feita pela administraĂ§Ă£o pĂºblica.
Com isso, a vencedora da licitaĂ§Ă£o foi a Via Direta Telecomunicações. A empresa amazonense ofereceu preços 5 vezes menores que a Ăºltima colocada no certame.
A Sencinet tambĂ©m participou do PregĂ£o EletrĂ´nico 46/2023 no Tribunal de Justiça do Amazonas, no Ăºltimo dia 09. Nesse certame, ela deixou de apresentar CertidĂ£o Negativa de DĂ©bitos da Secretaria da Fazenda de SĂ£o Paulo, local de sua sede.
Leia mais
Via Direta Ă© a primeira do paĂs com status de revendedor autorizado Starlink
Por unanimidade, TCE arquiva representaĂ§Ă£o contra Via Direta
SonegaĂ§Ă£o fiscal
Em levantamento feito no site dos Tribunais de Justiça de SĂ£o Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Rede Tiradentes descobriu que a Sencinet responde a diversos processos por sonegaĂ§Ă£o fiscal. Somente em SĂ£o Paulo a Sencinet deve 150 milhões de reais por sonegaĂ§Ă£oo de ICMS.
No Rio de Janeiro a justiça decretou a penhora de bens da Sencinet para cobrir dividas fiscais.
Em Minas Gerais a Sencinet perdeu todos os recursos para a Fazenda Estadual.
Em apenas 5 processos o fisco paulista cobra 147 milhões da Sencinet. Existem mais de 15 processos.

No Rio de Janeiro a Justiça decretou a penhora de bens da Sencinet por dĂvidas fiscais.

Foto: reproduĂ§Ă£o