MPF pede cassaĂ§Ă£o de licenças a garimpeiros incendiĂ¡rios do Madeira

MPF investiga morte de crianças indígenas sugadas por draga de garimpo

Publicado em: 19/12/2017 Ă s 08:54 | Atualizado em: 19/12/2017 Ă s 13:03

O MinistĂ©rio PĂºblico Federal no Amazonas (MPF/AM) quer a suspensĂ£o das licenças ambientais concedidas pelo Governo do Estado a garimpeiros que exploram ouro no rio Madeira.

No pedido Ă  Justiça Federal, assinado pelo procurador Aldo de Campos Costa, o MPF afirma que a concessĂ£o do licenciamento Ă© uma atribuiĂ§Ă£o do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), e nĂ£o do Ipaam (Instituto de ProteĂ§Ă£o Ambiental do Amazonas).

O procurador questiona tambĂ©m a falta de estudo de impacto ambiental prĂ©vio, um erro bĂ¡sico em direito ambiental, disse ele.

As licenças ambientais foram entregues pessoalmente pelo governador Amazonino Mendes (PDT) em ManicorĂ© e HumaitĂ¡, no sul do Amazonas, na Ăºltima terça, dia 12.

Essa concessĂ£o ocorreu 46 dias apĂ³s as sedes e veĂ­culos do Ibama e do ICMBio terem sido incendiadas em HumaitĂ¡. Os garimpeiros sĂ£o os principais suspeitos do crime, que teria sido uma retaliaĂ§Ă£o aos fiscais, pela destruiĂ§Ă£o de 31 balsas que extraĂ­am ouro em Ă¡rea do rio Madeira.

Entidades ambientalistas e indĂ­genas repudiam a concessĂ£o das licenças ambientais.

A matéria é da Folha. Clique e leia.

 

Leia mais

http://amazonas.bncamazonia.com.br/ta_na_midia/14191/

http://amazonas.bncamazonia.com.br/municipios/garimpeiros-ignoram-proibicao-e-seguem-poluindo-rio-madeira/

Foto: ReproduĂ§Ă£o/YouTube