Cotas na educação: Plínio Valério, único do Amazonas a votar contra
Senador seguiu grupo bolsonarista e saiu derrotado

Mariane Veiga
Publicado em: 26/10/2023 às 00:44 | Atualizado em: 26/10/2023 às 01:12
O senador Plínio Valério foi o único do Amazonas a votar para acabar com as cotas raciais e para pessoas com deficiência no ensino federal.
Um projeto de lei (nº 5.384/2020), de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que moderniza a lei de cotas elaborada em 2012, foi aprovado na terça-feira (24), no Senado.
O senador bolsonarista, entretanto, votou a favor de apreciar uma emenda do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) que mudava totalmente o texto.
Por 46 votos a 24, foi rejeitado requerimento de Carlos Portinho (PL-RJ) para que tivesse preferência na votação a emenda apresentada pelo filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A emenda estabelecia cotas nas instituições federais de ensino superior e técnico de nível médio apenas para estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, mantendo o percentual de 50% das vagas, mas retirando a exigência de que os estudantes tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.
O texto alternativo também eliminava a reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. No entanto, o grupo bolsonarista saiu derrotado.
Entre as mudanças aprovadas, candidatos cotistas passam a concorrer também em vagas gerais.
Dessa maneira, disputando as vagas reservadas apenas quando não conseguirem nota suficiente na lista de ampla concorrência.
Com informações da Agência Senado.
Saiba como votou cada senador.
Leia mais
Marco temporal: do Amazonas, só Plínio Valério votou a favor no Senado
Foto: Reprodução/Facebook