Preso pastor que enganou 50 mil evangélicos com promessa de riqueza

OsĂ³rio JosĂ© era considerado foragido, mas foi detido por policiais civis em um rancho, na zona rural de Gurupi, no Tocantins

Publicado em: 21/09/2023 Ă s 21:54 | Atualizado em: 21/09/2023 Ă s 22:06

O pastor OsĂ³rio JosĂ© Lopes JĂºnior, apontado como lĂ­der da organizaĂ§Ă£o criminosa que causou prejuĂ­zo de quase R$ 156 milhões em mais de 50 mil vĂ­timas e que estava foragido, foi preso nesta quinta-feira (21) em um racho da zona rural do municĂ­pio de Gurupi, no Tocantins.

Ele era o líder de um grupo formado por cerca de 200 integrantes, incluindo dezenas de lideranças evangélicas.

OsĂ³rio Ă© investigado no Ă¢mbito da operaĂ§Ă£o Falso Profeta, desencadeada pela Delegacia de RepressĂ£o aos Crimes Contra a Ordem TributĂ¡ria, vinculada ao Departamento de Combate Ă  CorrupĂ§Ă£o e ao Crime Organizado (DOT/Decor) do Distrito Federal.

De acordo com a polĂ­cia, em troca de “bĂªnĂ§Ă£os” financeiras, o grupo induzia as vĂ­timas a depositarem valores em falsas operações financeiras e projetos de ações humanitĂ¡rias inexistentes.

Leia mais

Pastor, cantora gospel e influencers sĂ£o presos por atos golpistas

OperaĂ§Ă£o

A operaĂ§Ă£o mobilizou mais de 100 policiais civis de vĂ¡rios estados.

Os mandados de busca e apreensĂ£o expedidos pela Justiça do DF foram cumpridos na capital federal, em GoiĂ¡s, no Mato Grosso, no ParanĂ¡ e em SĂ£o Paulo.

Além disso, a Justiça mandou bloquear valores, redes sociais e proibiu que suspeitos de envolvimento no grupo se comuniquem em mídias digitais.

Conforme informações de policiais, a investigaĂ§Ă£o foi feita durante mais de um ano, de forma a se delimitar e descobrir o forte esquema de estelionato, lavagem de dinheiro, sonegaĂ§Ă£o fiscal e falsidade ideolĂ³gica comandada por OsĂ³rio.

O pastor jĂ¡ Ă© alvo de vĂ¡rios processos anteriores por crimes semelhantes.

Leia mais no Correio Braziliense.

Foto: ReproduĂ§Ă£o/TV Globo