Dia do Urologista: deputado lembra importância de exames ao homem
A urologia é a especialidade responsável pelo tratamento de distúrbios do sistema genital masculino e do aparelho urinário de ambos os sexos.

Publicado em: 12/09/2023 às 16:41 | Atualizado em: 12/09/2023 às 16:41
No Dia do Médico Urologista, celebrado nesta terça-feira (12), o médico urologista e deputado estadual Dr. George Lins enfatiza a importância dos exames de rotina para a saúde da população, especialmente dos homens.
A urologia é a especialidade responsável pelo tratamento de distúrbios do sistema genital masculino e do aparelho urinário de ambos os sexos.
Segundo o deputado, os exames de rotina são especialmente cruciais para os homens. Segundo ele, pois possibilitam a detecção precoce de doenças como câncer de próstata, câncer de rim, câncer de bexiga, infertilidade, disfunção erétil e aumento benigno da próstata.
Todos os homens, a partir dos 45 anos, devem procurar o médico urologista para iniciar o seu checkup urológico. Em casos de homens negros e homens com histórico familiar de câncer de próstata, a recomendação é iniciar o checkup urológico a partir dos 40 anos.
Conforme o médico, a urologia desempenha um papel essencial na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de diversos problemas de saúde. O seja, que acometem tanto homens quanto mulheres; crianças, jovens e adultos.
No entanto, muitos pacientes, principalmente os homens adultos, ainda têm muito preconceito em relação à consulta com o urologista. Principalmente devido ao exame de toque retal para avaliação da próstata.
De acordo com Lins, o câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens brasileiros. Perde apenas para o câncer de pele não-melanoma, e, se descoberto em sua fase inicial, as chances de cura chegam a 90%.
“Estatísticas alarmantes revelam que, em muitos casos, o diagnóstico tardio é o principal obstáculo para o tratamento bem-sucedido do câncer de próstata”.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é predominante em todas as regiões do Brasil. Com isso, totaliza 72 mil novos casos estimados a cada ano no próximo triênio (2023-2025), ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Leia mais
Com calor acima dos 30° no AM, é preciso atenção ao beber água
Deputado especialista
George Lins é médico urologista e acumula mais de 15 anos de atuação na rede pública de saúde, tanto em Manaus quanto no interior.
O urologista faz parte do quadro efetivo da Fundação Centro de Oncologia do Estado (FCecon), onde já chefiou o serviço de urologia, e do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).
Em 2019, ele assumiu o protagonismo da cirurgia robótica no Amazonas ao se tornar o primeiro cirurgião urologista do estado a obter a certificação em cirurgia robótica da empresa norte-americana Intuitive Surgical.
Lins é especialista em cirurgia geral e urologia pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ufam), realizou fellowship em uro-oncologia no Instituto do Câncer de São Paulo, onde ficou por dois anos, além de membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), da European Association of Urology (EAU) e da American Urological Association (AUA).
Foto: divulgação