“Pirarucu, o respiro da Amazônia” estreia em Brasília

Filme narra a história do manejo do pirarucu na região do Mamirauá, no Médio Juruá do Amazonas

Pirarucu de Manejo de Mamirauá recebe registro legal de Indicação Geográfica do Inpi

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 04/09/2023 às 17:44 | Atualizado em: 04/09/2023 às 17:55

O filme “Pirarucu, o respiro da Amazônia”, da cineasta Carolina Fernandes, estreia nesta terça-feira (5), às 20h30, em Brasília. A obra está sendo considerada inspiradora por demonstrar como se faz na prática o desenvolvimento sustentável na região.

Na divulgação, os organizadores destacam que a película não apenas narra a história do manejo do pirarucu na região do Mamirauá, no Médio Juruá do Amazonas, mas também destaca como essa atividade protege a Amazônia e seus povos.

Além do resgate da espécie que se encontrava em extinção, o manejo ajudou a retirar a região de “um cenário de trabalho análogo à escravidão para se tornar um verdadeiro exemplo de desenvolvimento sustentável”.

“Com o declínio da borracha e seus patrões, os moradores da região se organizaram e, incentivados pela luta por emancipação liderada por Chico Mendes, conquistaram a demarcação de Unidades de Conservação (UCs) e a comercialização da produção agroextrativista de forma mais autônoma e justa, banindo os atravessadores e criando associações próprias”, explicou a diretora.

Ela diz que o filme retrata de forma poética como as comunidades melhoraram a qualidade de vida ao se engajar nessa atividade sustentável, que salvou o pirarucu da extinção e protege a floresta.

Também conta a história da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), que foi a primeira organização criada na região e até hoje é um grande exemplo para a Amazônia, coordenando as atividades no território com compromisso com a floresta e seus povos.

O filme é produzido por Banksia Films, produtora audiovisual de filmes com conteúdo para cinema e TV com atuação no mercado audiovisual brasileiro e internacional.

A obra será exibida no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), no Núcleo Bandeirantes, com entrada gratuita e sem necessidade de retirada prévia de ingressos.

Leia mais

Manaus estreia filme sobre manejo sustentável do pirarucu no AM

Diretora

Carolina Fernandes é diretora e produtora audiovisual radicada no Amazonas há 12 anos. Treinada pela indústria de televisão britânica e francesa, ela tem experiência na direção e produção de séries de TV e documentários com temática ambiental com créditos na BBC, National Geographic Channels, Smithsonian Channel, HBO, Netflix, Animal Planet, Arte France, dentre outros.

Além disso, Carolina é diretora da série do Discovery Science “Mysteries of the Abandoned” na Amazônia. Produziu e atuou como diretora assistente no filme “Ex- Pajé” (premiado no Festival de Berlim em 2018 e no festival É Tudo Verdade) e no filme “A Última Floresta” (vencedor do prêmio do público na mostra Panorama da Berlinale em 2021), ambos dirigidos por Luiz Bolognesi.

Seu trabalho se aproxima intimamente da Amazônia, sempre testemunhando a enorme capacidade dessa região de se preservar enquanto transforma a sua paisagem e o seu povo.

Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Foto: Djalma Junior/Divulgação/Sepror