“Pirarucu, o respiro da Amazônia” estreia em Brasília
Filme narra a história do manejo do pirarucu na região do Mamirauá, no Médio Juruá do Amazonas

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 04/09/2023 às 17:44 | Atualizado em: 04/09/2023 às 17:55
O filme “Pirarucu, o respiro da Amazônia”, da cineasta Carolina Fernandes, estreia nesta terça-feira (5), às 20h30, em Brasília. A obra está sendo considerada inspiradora por demonstrar como se faz na prática o desenvolvimento sustentável na região.
Na divulgação, os organizadores destacam que a película não apenas narra a história do manejo do pirarucu na região do Mamirauá, no Médio Juruá do Amazonas, mas também destaca como essa atividade protege a Amazônia e seus povos.
Além do resgate da espécie que se encontrava em extinção, o manejo ajudou a retirar a região de “um cenário de trabalho análogo à escravidão para se tornar um verdadeiro exemplo de desenvolvimento sustentável”.
“Com o declínio da borracha e seus patrões, os moradores da região se organizaram e, incentivados pela luta por emancipação liderada por Chico Mendes, conquistaram a demarcação de Unidades de Conservação (UCs) e a comercialização da produção agroextrativista de forma mais autônoma e justa, banindo os atravessadores e criando associações próprias”, explicou a diretora.
Ela diz que o filme retrata de forma poética como as comunidades melhoraram a qualidade de vida ao se engajar nessa atividade sustentável, que salvou o pirarucu da extinção e protege a floresta.
Também conta a história da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), que foi a primeira organização criada na região e até hoje é um grande exemplo para a Amazônia, coordenando as atividades no território com compromisso com a floresta e seus povos.
O filme é produzido por Banksia Films, produtora audiovisual de filmes com conteúdo para cinema e TV com atuação no mercado audiovisual brasileiro e internacional.
A obra será exibida no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), no Núcleo Bandeirantes, com entrada gratuita e sem necessidade de retirada prévia de ingressos.
Leia mais
Manaus estreia filme sobre manejo sustentável do pirarucu no AM
Diretora
Carolina Fernandes é diretora e produtora audiovisual radicada no Amazonas há 12 anos. Treinada pela indústria de televisão britânica e francesa, ela tem experiência na direção e produção de séries de TV e documentários com temática ambiental com créditos na BBC, National Geographic Channels, Smithsonian Channel, HBO, Netflix, Animal Planet, Arte France, dentre outros.
Além disso, Carolina é diretora da série do Discovery Science “Mysteries of the Abandoned” na Amazônia. Produziu e atuou como diretora assistente no filme “Ex- Pajé” (premiado no Festival de Berlim em 2018 e no festival É Tudo Verdade) e no filme “A Última Floresta” (vencedor do prêmio do público na mostra Panorama da Berlinale em 2021), ambos dirigidos por Luiz Bolognesi.
Seu trabalho se aproxima intimamente da Amazônia, sempre testemunhando a enorme capacidade dessa região de se preservar enquanto transforma a sua paisagem e o seu povo.
Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
Foto: Djalma Junior/Divulgação/Sepror