Deputado destaca segurança política e jurídica da ZFM no governo Lula

De acordo com Sidney Leite, Alckmin, sendo médico de formação, traz um remédio para as pessoas que vivem na região

Ferreira Gabriel

Publicado em: 26/07/2023 às 11:42 | Atualizado em: 26/07/2023 às 11:42

O deputado federal Sidney Leite (PSD) fez comparativo entre as ações do governo de Jair Bolsonaro e do governo Lula para com a Zona Franca de Manaus (ZFM).

A declaração do parlamentar ocorreu neste dia 25, na reunião do CAS/ Suframa, com a presença do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB).

“Tivemos uma política voltada para o enfraquecimento do modelo do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus. E capitaneado pelo senador Omar, com articulação do então deputado Bosco Saraiva, quantas vezes nós tivermos que dobrar a rua para bater a porta do Supremo”, declarou o deputado sobre os ataques à ZFM pela gestão de Jair Bolsonaro, de 2019 a 2022.

Com mudança de cenário e a volta de Lula à presidência da República, o deputado destacou sobre a segurança política e jurídica à ZFM com o novo governo.

“Vossa excelência (Geraldo Alckmin), primeiro vez pra reunião do CAS, não só na condição de ministro, mas como vice-presidente da República, e reestabelece duas coisas que para nós é fundamental, não só segurança política, mas a segurança jurídica, e quero aqui como deputado federal lhe agradecer para com o comprometimento para com a Amazônia, e para com o principal modelo de desenvolvimento regional desse país, exitoso nos resultados, tanto na geração de emprego e renda como no desenvolvimento desse país”.

Além disso, Leite, que fez parte do grupo de trabalho da reforma tributária, também agradeceu sobre o compromisso assumido por Lula e Alckmin em manter as vantagens comparativas “que estão na constituição do modelo Zona Franca de Manaus”.

O parlamentar também destacou sobre a retomada de uma nova política industrial brasileira e a decisão política de tornar realidade a personalidade jurídica do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

A partir disso, Sidney Leite projetou “uma nova perspectiva para a região”, seja “juntar todos os segmentos da pesquisa do Amazonas e da Amazônia, para que a gente possa já com produtos que estão aí prontos, fazer com que esse polo industrial possa ser um instrumentos de novos vetores econômicos, gerando emprego e renda”.

Remédio para a população amazônica

De acordo com o deputado, Alckmin, sendo médico de formação, traz um remédio para as pessoas que vivem na região.

“Vossa excelência traz esse intraremédio, como médico, que é acalmar e dar tranquilidade para quem quer trabalhar e gerar emprego na Amazônia Brasileira”, concluiu.

Leia mais

Alckmin anuncia investimento de R$ 727 milhões na ZFM

Foto: BNC Amazonas