Morre João do Carmo, idealizador do Movimento Marujada

Publicado em: 01/12/2017 às 12:54 | Atualizado em: 01/12/2017 às 12:54

Considerado idealizador do Movimento Marujada, organização social que ajuda a difundir o Festival Folclórico de Parintins na capital, o engenheiro florestal João do Carmo Oliveira de Jesus, de 61 anos de idade, o conhecido Careca, morreu na manhã desta sexta-feira, dia 1º, em Manaus.

Ele se preparava para um procedimento médico do coração, no hospital Francisca Mendes, para onde havia sido transferido mais cedo, quando sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

João do Carmo estava internado no hospital e pronto-socorro 28 de Agosto havia mais de uma semana para se tratar de um problema pulmonar que já lhe afetava o coração.

Ele era uma pessoa muito querida em Parintins por causa de seu histórico envolvimento com o boi Caprichoso.

Foi o movimento que ele ajudou a fundar em Manaus que alavancou a participação do bumbá no festival de Parintins. No começo, com um acanhado arraial que saiu da rua Maceió para a TVlândia, onde ocorreu a explosão da toada no Amazonas.

João do Carmo também é tido como um dos responsáveis pela implantação do Parque Nacional do Jaú, o terceiro maior do mundo em floresta tropical intacta, onde viveu por alguns anos.

Contra os conservacionistas, que sempre defenderam a expulsão dos povos tradicionais da área, ele propunha a ideia de convivência pacífica entre a sociedade endêmica e a natureza existente.

 

Foto: Henrique Medeiros