Câmara, após ouvir governadores, diz que sai hoje texto da reforma tributária
Durante o encontro, foram discutidas as preocupações dos estados em relação à perda de arrecadação com o novo regime tributário, sendo o maior impasse a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional.

Publicado em: 22/06/2023 às 15:46 | Atualizado em: 22/06/2023 às 15:46
Após uma reunião convocada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), anunciou que o texto da reforma será disponibilizado ainda hoje.
O encontro teve a participação de governadores e representantes dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, que expressaram suas preocupações em relação à perda de arrecadação decorrente do novo regime tributário proposto.
Durante aproximadamente três horas, foram discutidos diversos temas, e as sugestões e demandas dos governadores serão acomodadas no texto por meio de emendas ou destaques no Plenário.
Leia mais
Arthur Lira quer tratar de reforma tributária com governadores
Um dos principais pontos de discordância é a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, que visa compensar as perdas dos estados durante o período de transição para o novo sistema tributário.
O montante a ser disponibilizado pelo governo federal seria em torno de R$ 50 bilhões. O encontro contou com a presença de governadores, vice-governadores e secretários de Fazenda, representando os diferentes estados do país.
Leia mais no Correio Braziliense
Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados