Saiba quem pode ser atendido na Semana do Registro Civil no AM
Em Manaus houve confusão com grande número de pessoas procurando atendimento

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 09/05/2023 às 12:58 | Atualizado em: 09/05/2023 às 21:43
A organização do “Registre-se” – Semana Nacional do Registro Civil informou hoje (9) que o atendimento é, exclusivamente, a grupos em vulnerabilidade social. São eles as pessoas que sem moradia, que vivem na rua; ribeirinhos; povos indígenas e refugiados.
Conforme a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, responsável pela campanha, a semana é para emissão de certidão de nascimento e outros documentos.
A informação de quem pode usar os serviços vem depois de confusão em Manaus nesta terça (9). Pessoas que esperavam em fila na rua desde a madrugada invadiram o centro estadual de convivência da família Pedro Vignola, na Cidade Nova, na zona norte de Manaus. Isso aconteceu porque os portões do local não foram abertos nem quando caiu forte chuva.
O evento vai até sexta-feira, dia 12, de 8h às 14h.
Dessa forma, a organização do evento quer evitar que pessoas que não pertençam a esses grupos não procurem atendimento no centro de convivência.
Devem, portanto, buscar órgãos responsáveis pela emissão desse tipo de documentação ou o PAC, unidades de pronto-atendimento do Governo do Estado.
Conforme a corregedoria, mais de 45 órgãos participam da Semana Nacional do Registro Civil para combater o sub-registro civil.
Sobre a confusão
De acordo com a assessoria da corregedoria, o episódio de hoje no centro Padre Vignola aconteceu depois que as pessoas que seriam atendidas já estavam dentro do prédio. Estas, pois, já tinham recebido as senhas destinadas para esta terça.
O que ocorreu, segundo o órgão, é que mesmo assim um grupo de pessoas resolveu continuar na fila, arriscando conseguir atendimento. Foi quando veio a chuva e aconteceu a invasão do centro.
Em suma, a corregedoria afirmou que a limitação de senhas diárias é necessária porque a atenção a cada um atendido leva um certo tempo. Por exemplo, citou o caso de quem nasceu no interior do Amazonas. A verificação junto ao cartório no município das informações é feita durante o serviço.
Leia mais
Amazonas tem metade da população endividada
Foto: divulgação/corregedoria