STF declara inconstitucional decreto sobre alíquotas do PIS/Cofins

Quando assumiu a Presidência, Lula revogou o decreto e o governo atual entrou com uma ação no STF contestando a norma do governo anterior.

Lula revoga decreto assinado por Mourão

Publicado em: 08/05/2023 às 18:02 | Atualizado em: 08/05/2023 às 18:02

O Ministério da Fazenda revelou nesta segunda-feira (08/5) que o Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria favorável para declarar como inconstitucional um decreto tributário do governo Bolsonaro.

Essa anulação pode resultar em um ganho de R$ 5,8 bilhões para os cofres governamentais.

Em uma votação realizada no plenário virtual do STF, está sendo analisada uma ação contra o decreto assinado pelo ex-vice-presidente Hamilton Mourão, que ocupou a Presidência durante os últimos dias do mandato, enquanto Jair Bolsonaro estava em viagem.

No referido decreto, Mourão reduziu as alíquotas do PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre receitas financeiras das empresas para 0,33% e 2%, respectivamente.

Quando assumiu a Presidência, Lula revogou a decisão e o governo atual entrou com uma ação no STF contestando a norma do governo anterior.

Leia mais

Lula revoga decreto assinado por Mourão

Agora, o STF reconhece a inconstitucionalidade do decreto. Essa decisão pode ter impactos significativos na arrecadação governamental.

Ministério da Fazenda comemora mais uma vitória no STF e projeta R$ 90 bilhões de retorno aos cofres públicos.

Leia mais no g1

Foto: reprodução