Material radioativo vazou no mar do Rio e empresa tentou esconder
Aproximadamente 90 litros de material radioativo foram parar no mar.

Publicado em: 24/03/2023 às 11:59 | Atualizado em: 24/03/2023 às 12:00
A usina Angra 1, em Angra dos Reis (RJ), deixou vazar material radioativo no mar. Trata-se da Eletronuclear, braço de energia nuclear da Eletrobras.
Dessa forma, a Justiça determinou que empresa divulgue publicamente informações sobre o acidente e as medidas para conter os danos.
Conforme publicação do UOL, em decisão publicada na última quarta (22), a juíza Monica Cravo aceitou o pedido do Ministério Público.
Como resultado, mandou a Eletronuclear fazer uma avaliação completa dos danos em até 30 dias e não oculte ou manipule informações sobre o ocorrido.
Assim, portanto, resíduos radioativos vazaram na Baía de Itaorna em setembro de 2022 durante um processo de manutenção.
Além disso, aproximadamente 90 litros de material radioativo foram parar no mar. Segundo a empresa, o material escapou de dentro de válvulas e, como choveu em seguida, foi carregado até o oceano.
Leia mais no UOL.
Leia mais
Cúpula do PMDB reinava no esquema de propinas de Angra 3
Foto: Angra 1/Eletronuclear/Divulgação