Conselheira do TCE é escalada para amansar deputados

Publicado em: 07/11/2017 às 20:36 | Atualizado em: 07/11/2017 às 20:36

Da Redação

 

A conselheira e cotada para ser a próxima presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) e conversou com o presidente da Casa, David Almeida (PSD).

A visita ocorreu um dia antes do projeto de lei em que o TCE propõe aumento de 9,82% para seus servidores  em função da data-base referente ao período de junho de 2015 a maio de 2016.

O aumento de salário dos servidores do órgão causou constrangimento na Casa entre alguns deputados. Eles  criticam o aumento, mais uma vez, de salários dos servidores do TCE-AM sem reajustar os salários dos demais funcionários públicos do Estado, incluindo os da ALE-AM.

Yara está no exercício da presidência do TCE e foi escalada para tentar amansar a ala de deputados que avaliou mal o engessamento e constrangimento imposto pelo TCE ao então governador interino David Almeida (PSD) a pedido do governador Amazonino Mendes antes da posse.

Na ocasião, Amazonino pediu para o TCE colocar David no lugar dele e o TCE determinou que David não fizesse novas contratações.

A conselheira Yara Lins, no dia em que David saiu do governo interino por decisão judicial que determinou posse de Amazonas, deu uma decisão favorável a David Almeida indicando que não havia problema no contrato para diminuição das filas nos hospitais.

O receio no TCE era que o presidente David Almeida, a quem cabe por ou não projetos para a votação, segurasse o projeto de aumento de salário dos servidores do TCE como forma de retaliação.

Na ALE-AM, o comentário era que David poderia “segurar” a proposta e deixar para que a próxima presidente colhesse os louros do aumento do salário dos servidores.