Líderes mundiais condenam ataques à democracia no Brasil
Presidentes e outros líderes de governos estrangeiros repudiaram atos de apoiadores de Jair Bolsonaro ocorridos em Brasília neste domingo

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 08/01/2023 às 21:26 | Atualizado em: 08/01/2023 às 22:52
Chefes de Estado declararam apoio ao governo do presidente Lula da Silva (PT), devido ao atentando à democracia que ocorreu, neste domingo (8), em Brasília.
Terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram a praça dos Três Poderes e depredaram o patrimônio público contra o resultado das eleições de 2022.
Um dos primeiros a se manifestar, Emmanuel Macron, presidente da França , disse que “a vontade do povo brasileiro e das instituições democráticas deve ser respeitada!”.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, colocou à disposição das instituições brasileiras “todo o apoio” do seu governo.

Andrés Manuel, presidente do México, condenou “a tentativa de golpe dos conservadores no Brasil incentivados pelas lideranças do poder oligárquico, seus porta-vozes e fanáticos”.

Presidente do Equador, Guillermo Lasso, condenou “as ações de desrespeito e vandalismo perpetradas contra as instituições democráticas de Brasília”.

Já Alberto Fernández, presidente da Argentina, colocou à disposição do governo brasileiro “apoio incondicional do povo argentino a Lula diante dessa tentativa de golpe”.

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, alertou que “o fascismo decide atacar” e declarou que “é hora urgente da reunião da OEA [Organização dos Estados Americanos] se ela quiser continuar vivendo como instituição e aplicar a carta democrática”.

Imprensa internacional
Conforme divulgado pela TV Globo, um dos jornais mais importantes do mundo, o ‘The New York Times’, criou uma página com atualizações em tempo real sobre os atos antidemocráticos em Brasília, “algo que o jornal só faz em situações que considera gravíssimas”.

O ‘The Washington Post’ destacou que os ataques de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro “ocorrem uma semana após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, que derrotou Bolsonaro no segundo turno em outubro”.

O ‘The Guardian’ divulgou capa sobre a cobertura da invasão “estilo capitólio no Brasil”.

A ‘BBC News’, o ‘Le monde’ e o ‘El País” também deram destaques aos ataques antidemocráticos ocorridos hoje em Brasília.
Com informações do Metrópoles.
Leia mais
Chanceler do Chile convoca OEA para tratar a invasão no Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil