Cientistas descobrem motivo da perda de olfato pela covid
Estudo aponta existência de uma reação imunológica no local onde são identificados os odores

Publicado em: 22/12/2022 às 20:58 | Atualizado em: 22/12/2022 às 21:06
Cientistas da Universidade Duke, de Harvard e da Califórnia descobriram o mecanismo causador da perda de olfato em pacientes que foram contaminados pela covid-19 (coronavírus).
O estudo publicado na revista científica Science Translational Medicine constata a existência de uma reação imunológica contínua no epitélio olfativo, região localizada nas fossas nasais e que é responsável por identificar odores.
O processo provoca diminuição dos neurônios sensoriais olfativos, fato que altera a capacidade de sentir os cheiros.
Leia mais
Um mês de aumento de mortes por covid no Brasil
Os pesquisadores apontam que esse foi o primeiro estudo a avaliar o impacto da perda do olfato a longo prazo e em indivíduos que permaneciam com o problema mesmo depois da doença.
“Um dos primeiros sintomas normalmente associados à infecção por Covid-19 é a perda do olfato. Felizmente, muitas pessoas que têm um olfato alterado durante a fase aguda da infecção viral recuperam o olfato nas próximas uma a duas semanas, mas alguns não. Precisamos entender melhor por que esse subconjunto de pessoas terá perda de olfato persistente por meses a anos após ser infectado com Sars-CoV-2”, diz o professor do departamento de Neurobiologia da Universidade Duke, Bradley Goldstein.
Desse modo, os pesquisadores acreditam que as descobertas podem ajudar a elucidar a síndrome da covid longa como um todo.
Leia mais no IG.
Foto: Kassio Moraes/FVS