Capitais aplicam quinta dose contra covid sem orientação
Com amparo de decisão do STF, a ação se dá diante do aumento do número de casos da doença no país

Publicado em: 27/11/2022 às 13:02 | Atualizado em: 27/11/2022 às 13:08
As capitais brasileiras começaram a ampliar a aplicação da quarta e até da quinta dose da vacina contra a covid (coronavírus) em determinados públicos.
A ação se dá diante do aumento do número de casos da doença, sem orientação há cinco meses do Ministério da Saúde.
Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) garante autonomia para estados decidirem o que fazer para enfrentar a covid.
Diante da falta de liderança e de informações, de acordo com reportagem de Marina Pagno, do g1, a vacinação contra a doença no Brasil tem hoje um cenário bagunçado e de incertezas sobre o que virá em 2023, de acordo com especialistas ouvidos pelo g1.
Levantamento feito pela equipe de reportagem na sexta-feira (25) aponta que há seis orientações diferentes sobre a aplicação da quarta dose nas 27 capitais do país.
Ao menos cinco prefeituras anunciaram, nos últimos dias, a liberação de uma quinta dose para idosos e até para o público geral com mais de 18 anos.
Leia mais
“Não tem pedra sobre pedra”, disse a médica pediatra Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). “Há muito tempo não se discute com o Ministério da Saúde sobre as atualizações em relação à vacinação”, avalia.
Em relação à quarta dose, apenas seis capitais seguem a última recomendação do governo federal, de junho deste ano, que ampliou um segundo reforço apenas para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde, com um intervalo de ao menos quatro meses da terceira dose.
Com informações do g1
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil