Bolsonaro é obrigado a dar direito de resposta a Lula até fim da campanha

A campanha do presidente vai perder 184 inserções para veiculaĂ§Ă£o na TV de um total de 400 que estavam programadas

JĂ³ias Ă¡rabes: marcado interrogatĂ³rio de Bolsonaro pela PolĂ­cia Federal

Publicado em: 19/10/2022 Ă s 19:14 | Atualizado em: 19/10/2022 Ă s 19:14

Ex-presidente Lula da Silva (PT) conquistou direito de resposta inédito contra Jair Bolsonaro (PL) até o fim da campanha de segundo turno.

A decisĂ£o Ă© da ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A magistrada determinou nesta quarta-feira a perda de 184 inserções Ă s quais a campanha de Jair Bolsonaro teria direito de veicular na TV atĂ© quinta-feira da prĂ³xima semana, quando termina o horĂ¡rio eleitoral gratuito. O conteĂºdo seria exibido no intervalo das programações das emissoras.

Os filmetes serĂ£o veiculados pela campanha de Luiz InĂ¡cio Lula da Silva como direito de resposta Ă s ofensas veiculadas pela campanha do presidente. Com isso, Bolsonaro reduzirĂ¡ drasticamente suas inserções na TV. Inicialmente, estavam programadas 400 nos Ăºltimos oito dias do segundo turno. Agora, serĂ£o 216.

As ações foram apresentadas pelos escritĂ³rios AragĂ£o e Ferraro Advogados e Zanin Martins Advogados, que representam a campanha do PT. Foram tomadas duas decisões.

Segundo a campanha do presidente, Lula teve mais votos no primeiro turno das eleições no presĂ­dio de TremembĂ©, com 98% dos votos dos detentos. AlĂ©m disso, o petista teria recebido 90,3% dos votos em presĂ­dios da ParaĂ­ba. “Os criminosos escolheram Lula para presidente”, diz o locutor.

Maria Claudia afirmou que, para ela, o JudiciĂ¡rio precisa interferir o mĂ­nimo possĂ­vel no “livre mercado de ideias polĂ­ticas”.

No entanto, a ministra ponderou que como foi vencida no plenĂ¡rio, decidiu da forma como foi entendido pela maioria em julgamentos anteriores. Os fatos foram veiculados em 164 inserções de 30 segundos. O tempo serĂ¡ concedido a Lula nas inserções futuras.

Em outro processo, o PT reclama que Bolsonaro acusou seu oponente de “corrupto” e “ladrĂ£o”. “A maior mentira dessa eleiĂ§Ă£o Ă© dizer que Lula nĂ£o Ă© ladrĂ£o. Votar no Lula Ă© votar em corrupto.” Entrevistada: “Eu acho o Lula um verdadeiro ladrĂ£o. Eu nĂ£o votaria no Lula, nem a pau, Deus me livre votar no Lula”, diz a inserĂ§Ă£o de Bolsonaro.

Leia mais na coluna de Carolina BrĂ­gido no UOL

Leia mais

Datafolha traz Lula com 52% dos votos vĂ¡lidos e Bolsonaro em 48%

Foto: Fabio rodrigues Pozzebom-agĂªncia brasil