Dória deixa PSDB e fortalece sinais de desmonte tucano no país
Em junho deste ano, João Dória deixou a campanha presidencial após vencer as eleições prévias do PSDB contra o então governador gaúcho Eduardo Leite

Publicado em: 19/10/2022 às 10:37 | Atualizado em: 19/10/2022 às 10:37
O ex-governador de São Paulo João Dória anunciou, nesta quarta-feira (19/10), sua desfiliação do PSDB.
“Após 22 anos da filiação ao PSDB e seis anos de uma dedicada e intensa trajetória como prefeito de São Paulo e governador do estado, comunico que formalizei junto ao diretório estadual do PSDB o meu desligamento do partido. Inspirado pelas ideias e virtudes de nomes como Franco Montoro, José Serra, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, busquei cumprir uma missão política e partidária pautada na excelência da gestão pública, num Estado menor e em favor de uma sociedade mais justa e menos desigual”, disse, em nota.
“A omissão, a letargia e o imobilismo jamais fizeram parte da minha vida. Não cruzei os braços ao encarar problemas que afligem São Paulo e o Brasil. A exemplo de minha conduta como empresário, preferi encarar os desafios da vida pública com determinação, foco e resiliência”, acrescentou. Leia a íntegra da nota no fim desta matéria.
A saída de Dória do PSDB coincide com a perda da hegemonia de 28 anos do partido em São Paulo. Os tucanos estavam no poder desde 1994.
Leia mais
Sem prestígio até do PSDB, que quer Simone, Dória abandona disputa
O governador Rodrigo Garcia (PSDB), que era vice de Dória e tentou a reeleição, ficou de fora do segundo turno deste ano – disputado por Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Em junho deste ano, João Dória deixou a campanha presidencial após vencer as eleições prévias do PSDB contra o então governador gaúcho Eduardo Leite. “Eu me retiro com o coração ferido, mas a alma leve”, discursou, à época.
Leia mais na matéria de Tácio Lorran no portal Metrópoles
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil