Varíola do macaco infecta mais sete pessoas no Amazonas 

No balanço parcial, hĂ¡ 114 notificações, sendo 37 casos confirmados, 60 descartados e 17 suspeitos

variola, macaco, amazonas

Publicado em: 05/09/2022 Ă s 17:41 | Atualizado em: 05/09/2022 Ă s 17:53

A varĂ­ola do macaco (monkeypox) infectou mais sete pessoas no Amazonas. Os dados sĂ£o da Secretaria de Estado de SaĂºde do Amazonas (SES-AM), por meio da FundaĂ§Ă£o de VigilĂ¢ncia em SaĂºde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Dessa forma, o total e casos confirmados, nesta segunda-feira (5), sobe para 37

De acordo com o boletim oficial, trata-se de 7 homens, com idades entre 22 a 46 anos, residentes de Manaus.

Apenas um dos casos confirmados necessitou de internaĂ§Ă£o, em razĂ£o de ter doença prĂ©-existente; os demais seguem em isolamento domiciliar. 

Conforme a FVS, o atual cenĂ¡rio no Amazonas Ă© de 114 notificações, sendo 37 confirmados, 60 descartados e 17 suspeitos.

Leia mais

Atendimento 

A Secretaria de SaĂºde informa que, durante os feriados da Semana da PĂ¡tria – segunda (05) e quarta-feira (07) – e o ponto facultativo de terça (06), os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), na capital, estĂ£o orientadas para realizar atendimento de casos suspeitos da varĂ­ola. As unidades funcionarĂ£o normalmente, em plantĂ£o 24h. 

Orientações de prevenĂ§Ă£o

– Evitar contato Ă­ntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias mĂºltiplas; 

– buscar um serviço de saĂºde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas; 

– no caso do aparecimento de lesões caracterĂ­sticas de Monkeypox, ou diagnĂ³stico confirmado, comunicar Ă s suas parcerias sexuais dos Ăºltimos 21 dias, para realizaĂ§Ă£o de autoexame; 

– em casos suspeitos, ficar em isolamento até resultado laboratorial; 

– em casos confirmados, manter isolamento atĂ© total cicatrizaĂ§Ă£o da lesĂ£o, evitando contato com outros indivĂ­duos e, caso o contato seja necessĂ¡rio, cobrir as lesões utilizando roupas compridas e higienizar as mĂ£os com frequĂªncia; 

– medidas adicionais devem ser mantidas em casos suspeitos e confirmados, como a higiene das mĂ£os com frequĂªncia, nĂ£o compartilhamento de alimentos, talheres, roupas, roupas de cama, toalhas, e outros objetos, que tambĂ©m devem ser manipulados com cuidado, sem contato direto com as mĂ£os e com o corpo. 

Foto: Dado Ruvic/Reuters/AgĂªncia Brasil