IBGE abre 6,7 mil vagas para agentes do censo após ameaça de greve

Inscrições podem ser efetuadas a partir de hoje (25), até o dia 29 de agosto.

IBGE abre 6,7 mil vagas para agentes do censo após ameaça de greve

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 25/08/2022 às 10:18 | Atualizado em: 25/08/2022 às 10:18

O IBGE abriu 6.765 vagas para agentes do censo demográfico 2022 após ameaça de greve anunciada para setembro.

Nesse sentido, o órgão vai contratar para o cargo de recenseador 6.514. Como informa o Correio Braziliense.

De acordo com a publicação, a remuneração do cargo será por produção, calculada por setor censitário.

Ou seja, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Desse modo, o pré-requisito para contratação é possuir ensino fundamental completo.

Então, a jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

Além disso, para os cargos de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, o IBGE está ofertando 251 novas oportunidades.

Por conseguinte, a retribuição mensal para as funções são de R$ 2.100,00 para ACM, e R$ 1.700,00 para ACS.

Assim como, os contratados também receberão o benefício de auxílio alimentação, auxílio transporte e auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.

Dessa forma, a jornada de trabalho para ambas as funções é de 40 horas semanais.

Inscrições

Portanto, as inscrições podem ser efetuadas a partir de hoje (25), até o dia 29 de agosto (com exceção de sábado e domingo).

Por conseguinte, o candidato deverá comparecer a um dos postos do IBGE e entregar o formulário, disponível no edital, preenchido e assinado. O Instituto não cobra taxa de inscrição.

Leia mais no Correio Braziliense.

Leia mais

Recenseadores convocam greve nacional por atraso em pagamento

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil